Programa CRAS em Rede ultrapassa 1,3 mil atendimentos em 2025
Iniciativa amplia o acesso da população aos serviços públicos e fortalece a política de assistência social nos territórios
Texto: Eduardo Barreto
- Foto: Daniel Deamorim/PMS
Ao longo de 2025, o Programa CRAS em Rede realizou 1.387 atendimentos em diferentes regiões da Serra, consolidando-se como uma importante estratégia de descentralização dos serviços públicos e de fortalecimento da política de assistência social no município. A iniciativa, promovida pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), reúne em um único espaço atendimentos sociais, serviços de cidadania, saúde e orientações diversas.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Graziella Pagani, o programa reforça o compromisso da gestão com uma política social mais acessível e eficiente, garantindo que os serviços cheguem às famílias com acolhimento, informação e agilidade, além de fortalecer vínculos, ampliar o acesso a direitos e reafirmar uma assistência social humanizada e próxima da população.
As ações foram realizadas nos territórios de Serra Dourada, Jacaraípe, Vila Nova de Colares, Cidade Continental e Laranjeiras, alcançando centenas de famílias, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade social. Realizado nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), o programa aproxima a gestão pública das comunidades e facilita o acesso a serviços como Cadastro Único, atendimento social, vacinação, orientação jurídica, Procon e intermediação de mão de obra, com atuação integrada de equipes de diferentes secretarias e parceiros.
Em 2026, programa seguirá ampliando o atendimento à população, com novas edições programadas em diferentes territórios do município, cujas datas e locais serão divulgados previamente pelos canais oficiais da Prefeitura da Serra.