Ciclo de oficinas gratuitas capacita empreendedores para inovação

A Serra ofertou curso que ensina empreendedor a vender para o poder público

Ciclo de oficinas gratuitas capacita empreendedores para inovação


Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Um ciclo de oficinas visando fornecer conhecimentos e ferramentas relevantes para startups em fase de operação, tração ou escala, além de fomentar a troca de experiências entre empreendedores e demais atores desse ecossistema. Esse é o objetivo do Open Seeds, evento gratuito que acontece até esta sexta-feira (26).

As inscrições para o evento podem ser feitas​​ no link: https://tinyurl.com/mtywf8kk .  O encontro, que começou na segunda-feira (22), contou com um curso ministrado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia da Serra, Pedro Trindade.

Na manhã desta quarta-feira (24), os​ empreendedores puderam entender sobre o processo de compras governamentais, desde a identificação de oportunidades de licitação até a apresentação de propostas competitivas. “O setor público tem procedimentos e regulamentações específicas; por isso, é importante falarmos sobre isso”, comenta ​o secretário.

​Pedro Trindade salienta que, para o poder público, também​,​ é interessante essa divulgação​, pois atrai mais empresas e ainda startups. “Uma das nossas estratégias de desenvolvimento para a Serra é a inovação. Temos um laboratório no município que trabalha para fomentar a inovação com diversas ações para que a Serra seja uma cidade inovadora e queremos atrair a cada dia mais empresas desse nicho”, disse Pedro.

O Open é realizado por meio do ​​Seedes, primeiro programa público de aceleração de startups no Espírito Santo, focado em fomentar o desenvolvimento de empresas e ideias inovadoras, promovido pelo Governo do Estado.

Vendas governamentais

Existem diversas vantagens de o empreendedor vender para o setor público, a começar pelo fato de que o governo é o maior comprador do país, que adquire continuamente bens, materiais e serviços de diversos tipos.

Outro benefício é a transparência e segurança, garantidos pelo processo licitatório, que ainda é aberto a qualquer empresa que queira participar. Sem mencionar que a empresa não precisa investir em marketing para vender para governos.

Sem falar na garantia de pagamento e um mercado que não enfrenta sazonalidade.