Escola se torna referência em educação para surdos

No dia 26 de setembro é comemorado o Dia Nacional dos Surdos

Escola se torna referência em educação para surdos


Texto: Jéssica Romanha - Foto: Divulgação

O mês de setembro é um mês especial para a comunidade surda, visto que hoje, dia 26, é comemorado o Dia Nacional dos Surdos. Para celebrar a data, a Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Feu Rosa está realizando durante toda a semana uma programação especial, com apresentação de música e teatro em Libras, coral de Libras e hand mime (técnica que utiliza as mãos e uma luz negra para criar imagens e formas). 

Segundo o diretor da instituição, Renato Junior Dias, na unidade há uma sala preparada para atender os estudantes surdos. “Trata-se do Atendimento Educacional Especializado (AEE) que visa promover condições de acesso, participação e aprendizado para esses alunos. Além da aula de Libras e Língua Portuguesa, os estudantes participam de jogos e atividades interativas”. 

A escola também oferece toda quinta-feira oficina de Libras para a comunidade local e realiza sensibilização de inclusão nas turmas.

A escola se tornou um polo em Atendimento Educacional Especializado (AEE) na área da Surdez na Serra. Ela conta com cinco estudantes surdos matriculados no ensino regular e 16 no contraturno, na sala de recursos multifuncionais.