Fórum de Segurança da Serra destaca ações de combate a eventos clandestinos em distribuidoras

A reunião fortalece a eficiência do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança

Fórum de Segurança da Serra destaca ações de combate a eventos clandestinos em distribuidoras


Texto: Jonathas Gomes - Foto: Fernanda Miranda/PMS

A reunião mensal do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Serra, fórum com representantes das diferentes forças de segurança, aconteceu nesta quinta-feira (13) e debateu estratégias para continuar avançando no combate à criminalidade no município. 

Na edição de novembro, o fórum destacou as operações conjuntas de combate a eventos clandestinos em bares e distribuidoras. De acordo com a Lei 6121/2024, as distribuidoras só podem funcionar das 7 às 23 horas e não devem permitir consumo no local. Dados das forças de segurança demonstram que, após esse horário, há um aumento na ocorrência de crimes e situações de desordem. O objetivo das ações, portanto, não é prejudicar os estabelecimentos comerciais, mas garantir a segurança e o bem-estar da população.

A vice-prefeita da Serra e secretária municipal de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, reforça a importância do GGIM para o planejamento estratégico e integrado das instituições que atuam em diferentes frentes dos serviços de segurança oferecidos aos moradores da Serra. 

“Segurança pública se constrói com integração e cooperação entre as instituições. O nosso fórum de segurança fortalece esse trabalho conjunto, permitindo planejar ações mais inteligentes, baseadas no diálogo e na estratégia. O resultado é uma cidade mais protegida, onde as pessoas podem viver, estudar, trabalhar, empreender e aproveitar os espaços com tranquilidade. Esse é o caminho que estamos seguindo na Serra”, afirma .

Destaques

Fiscalização em bares e distribuidoras de bebidas 
As operações de fiscalização em bares e distribuidoras, com o intuito de combater eventos clandestinos, já estão reduzindo a desordem nas madrugadas e prevenindo ocorrências criminais. A ação garante o cumprimento da Lei nº 6.121/2024, que determina que as distribuidoras funcionem apenas das 7h às 23h e não permitam consumo no local.

Guarda da Serra prende suspeito de integrar grupo de tráfico no ES
Durante patrulhamento preventivo realizado no último sábado (8), a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra prendeu um suspeito de ligação com um dos principais grupos de tráfico de drogas do Espírito Santo. A prisão aconteceu no bairro Eldorado, quando as equipes da GCM reconheceram o suspeito e realizaram a abordagem. Após a checagem no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP), foi confirmado que havia uma ordem judicial de prisão em aberto contra ele.

Os dados reforçam a eficiência do trabalho estratégico e integrado das forças de segurança para combater a criminalidade e promover a cultura de paz e estão disponíveis no Observatório da Segurança Pública da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp).