Ação da Guarda com a Polícia Civil desarticula esquema criminoso na Serra
Batizada de "Placa Fantasma", operação resultou na prisão em flagrante de um casal que adulterava placas automotivas
Texto: João Barbosa
- Foto: Divulgação PCES
Uma ação coordenada entre a Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra e a Polícia Civil resultou na desarticulação de um esquema criminoso no município. Batizada de “Placa Fantasma”, a operação culminou na prisão em flagrante de um casal por adulteração de placas automotivas.
Com diligências nos bairros Residencial Vista do Mestre, Planície da Serra, Morada de Laranjeiras, Ourimar e Jardim Limoeiro, a GCM atuou, na última segunda-feira (9), no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, em parceria com a Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV).
A operação foi deflagrada após investigações apontarem a atuação dos suspeitos em uma empresa credenciada ao Detran|ES, localizada em Jardim Limoeiro.
Segundo as apurações, o casal realizava as adulterações sem o conhecimento do proprietário do estabelecimento e ostentava uma vida de luxo nas redes sociais, embora ambos declarassem renda mensal de apenas R$ 1,5 mil.
De acordo com Esdras Vianna, supervisor da GCM da Serra, a operação demonstra o alto nível de coordenação entre o município e o Estado.
“Ter essa parceria com a Polícia Civil, com a Polícia Militar e outras forças de inteligência nos dá ainda mais capacidade técnica para atuar nas mais variadas situações. A Guarda da Serra hoje não atua apenas no patrulhamento, mas como um braço estratégico que utiliza dados e tecnologia para combater crimes”, afirmou.
O supervisor ressaltou ainda que a desarticulação do esquema representa um golpe direto na logística de outras práticas ilícitas, como roubos e furtos, contribuindo para ampliar a segurança da população.
A vice-prefeita e secretária de Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, destacou que o sucesso da operação “Placa Fantasma” é reflexo do investimento municipal em monitoramento e qualificação técnica.
“Essa operação é um exemplo claro de que a Serra não dá espaço para a impunidade. Por meio da integração das nossas equipes com as forças de segurança do Estado, conseguimos identificar padrões suspeitos e agir com precisão. O combate à adulteração veicular é fundamental, pois o veículo com placa clonada ou adulterada é, muitas vezes, instrumento para crimes mais graves. Nossa prioridade é manter a ordem e a tranquilidade das famílias serranas por meio da inteligência e da atuação integrada”, afirmou.