Igreja São João de Carapina reaberta ao público a partir desta quinta (24)

O local estava fechado há mais de um ano.

Igreja São João de Carapina reaberta ao público a partir desta quinta (24)


Texto: Bianca Oliveira - Foto: Tchesco Marcondes

A Igreja São João de Carapina, um dos patrimônios históricos mais antigos e importantes do município, estava fechada será reaberta nesta quinta-feira (24), quando é comemorado o dia do padroeiro, com atividades religiosas e culturais. O local estava fechado há mais de um ano.

A Secretária Municipal de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), está realizando manutenções na igreja, em parceria com a Secretaria Municipal de Serviços (Sese).  

O secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Thiago Carreiro, falou um pouco sobre o fato da igreja estar fechada, segundo ele, com o apoio da comunidade, a Setur fez um plano de recuperação daquele espaço, que é muito importante não só para a comunidade católica de Santo André , mas também para a cultura e a história da Serra. 

"O sítio histórico de São João de Carapina também está sendo trabalhado por nós para integrar o circuito jesuítico, que se trata de um circuito turístico que ainda está sendo elaborado e vai abranger as construções jesuíticas mais importantes entre a igreja e monumento Reis Magos em Nova almeida até o santuário Nacional de São José de Anchieta litoral sul do Espírito Santo pronto", afirmou Thiago. 

O zelador da Igreja, José Geraldo, falou sobre a abertura do local. 

"A comunidade de Carapina sempre lutou pela preservação do patrimônio histórico e agora, com a reabertura, se sente motivada pela atenção e importância que a atual gestão do prefeito Sergio Vidigal tem dado a Igreja São João de Carapina”, afirmou. 

Lembrando que o local está seguindo todas as restrições sanitárias para evitar a propagação da Covid-19, sendo obrigatório o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento social. 

Programação:

Dia 24 de junho, quinta-feira

7 horas: Missa solene de São João Batista

19h30: Missa solene na comunidade São João Batista. Logo após, terá procissão para o Patrimônio Histórico com Acendimento da Fogueira e confraternização.

A partir de domingo (27) e em todos os outros missa ou celebração da Palavra, sempre às 8 horas.

Todo primeiro sábado do mês terá a Missa Votiva de Nossa Senhora.