Nesta quinta (20), Serra realiza caminhada pela paz no trânsito

Evento é inédito no município, e organizado pelo Departamento de Operações de Trânsito (DOT)

Nesta quinta (20), Serra realiza caminhada pela paz no trânsito


Texto: Berndardo Barbosa - Foto: Divulgação-Secom/PMS

A temática da paz no trânsito vai tomar parte de vias, na manhã desta quinta-feira (20), em Serra Sede. Nacionalmente, a data é celebrada no dia 21 de abril, contudo, devido ao feriado de Tiradentes, o evento foi antecipado. A expectativa é reunir 300 pessoas.

"Será a primeira edição da caminhada em comemoração ao Dia Nacional da Paz no Trânsito. Estamos envolvendo a comunidade escolar e local. A ideia é mostrar as ações do município na busca pela paz social no ambiente do trânsito", explicou o Diretor do Departamento de Operações de Trânsito (DOT), Fábio Alves. 

E para que haja a paz nas vias, é necessário que toda a sociedade esteja engajada, afinal, o ambiente do trânsito não é formado apenas por quem está habilitado para a atividade.  

“É um evento marcante para o município da Serra e também para o Brasil, no sentido de que a gente possa conscientizar cada vez mais a população, tanto condutores quanto pedestres, de que a gente tem que estar atento a todo regulamento de trânsito existente em nosso país”, reforçou o secretário de Defesa Social, Joel Lyrio.   

Serra na frente

O município da Serra não trabalha a conscientização no trânsito apenas em datas específicas. Desde 2022, o tema tornou-se obrigatório na grade educacional da rede municipal por meio do Programa Transitando, que atendeu cerca de 19 mil estudantes no ano passado. Uma ação inédita no Espírito Santo, que chama a atenção de outros estados.

“Tenho recebido telefonemas de chefes de educação para o trânsito de outros estados e municípios, querendo saber como o programa foi feito. Temos dividido isso com eles, para que o tema seja uma crescente em toda a rede de educação do Brasil. A Serra é pioneira, mas queremos ajudar a expandir para todo o país”, revelou a agente Rosimary, chefe do Núcleo de Educação para o Trânsito.  

Percurso

A concentração vai acontecer a partir das 07h40, na Antiga Prefeitura, localizada na Avenida Getúlio Vargas. Em seguida, a caminhada será direcionada até a Igreja Nossa Senhora da Conceição, com previsão de chegada às 08h30. No local, haverá a fala de agentes públicos a respeito do tema. Durante todo o evento, o fluxo de veículos será guiado por agentes de trânsito.