Nova Mesa Diretora é eleita no Conselho Municipal de Saúde da Serra

O Conselho tem espaço importante na definição da política de saúde

Nova Mesa Diretora é eleita no Conselho Municipal de Saúde da Serra

Texto: Angela Angius - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

Em reunião realizada de forma on-line, na última sexta-feira (12), foi eleita a Mesa Diretora do Conselho Municipal de Saúde da Serra (CMSS), composta pela presidente Rosalda de Oliveira Cardoso, representante dos usuários e do Comitê de Saúde do Idoso de Jacaraípe; a vice-presidente Carla de Oliveira Maria, representante do Sindisaúde; o primeiro-secretário, Rafael Benedito Santos, representante do Fórum LGBT da Serra; e a segunda-secretária, Sheila Cristina de Souza Cruz, representando a gestão municipal.

Na ocasião, Rosalda Cardoso falou da sua emoção e agradeceu a todos pela confiança na defesa do seu nome para atuar como presidente do CMSS.

“Juntos vamos fazer muito mais pelo SUS. Temos hoje os caminhos abertos e vamos construir uma nova história neste Conselho. A secretária de Saúde, Sheila Cruz, pela primeira vez compõe a Mesa Diretora do Conselho e isso fará toda a diferença”, disse.

Formada em economia, administração e teologia, a nova presidente atua no CMSS desde 2015, mas sempre dedicou a vida aos movimentos sociais.

“Já trabalhei com crianças e com idosos e hoje a minha luta terá o foco no fortalecimento das políticas públicas para idosos, para as pessoas menos favorecidas e para os trabalhadores”, comentou Rosalda.

A Secretária Executiva do CMSS, Daysi Koehler Benning, ressaltou a importância do Controle Social na consolidação da saúde do município da Serra. “O Conselho tem espaço importante na definição da política de saúde”.

Conselho

O Conselho Municipal de Saúde é um órgão colegiado de caráter deliberativo e consultivo. Tem a função de formular e controlar a execução das políticas públicas setoriais.

“Como integrante da saúde pública, o Conselho tem poder de decisão, participação e colaboração efetiva nos programas e ações que são desenvolvidas na saúde. Por isso, vamos trabalhar juntos e sempre com muito diálogo”, concluiu Sheila Cruz.