Papa-Treco realizou mais de 2,4 mil atendimentos em 2022

Sofás, camas e colchões foram recolhidos e também doados por meio do Papa-Treco

Papa-Treco realizou mais de 2,4 mil atendimentos em 2022


Texto: Andreia Soares - Foto: Divulgação-Sese/PMS

Uma família do bairro Belvedere passou por momentos difíceis em 2022, quando sua casa pegou fogo em virtude de um curto-circuito. A faxineira Marcia Denise dos Santos conta que viveu momentos de desespero ao ver os quartos, banheiro e sala da residência onde mora com os filhos de 11 e 18 anos ser incendiada e ter boa parte dos móveis destruídos pelo fogo. 

No entanto, Marcia procurou o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da sua região e foi prontamente atendida e encaminhada ao serviço de doação de bens servíveis, por meio do serviço Papa-Treco, braço do programa Serra Cidade Limpa e Saudável, lançado em 04 de janeiro de 2021.

A faxineira explica que foi muito fácil conseguir não um, mas diversos móveis, assim que chegou ao galpão onde são reservados os móveis e eletrodomésticos. “Eu peguei uma cama de casal, uma cama de solteiro, um sofá, um rack para a televisão e ainda um aspirador de pó, tudo em perfeitas condições de uso. Foi um alívio naquele momento”, conta Marcia. 

Mais de 2,4 mil atendimentos realizados em 2022

Em 2022, o serviço que recolhe bens servíveis e inservíveis, mediante solicitação prévia, realizou nada menos que 2.405 atendimentos. O Papa-Treco faz a coleta gratuita de móveis inservíveis, eletrodomésticos da linha branca (geladeira, máquina de lavar roupas e fogão, por exemplo), bicicletas, dentre outros. Para acessar o serviço, basta agendar o pedido pelo WhatsApp (27) 99503-3549. 

Os materiais coletados que ainda estão em condição de uso são doados à comunidade carente, mediante encaminhamento do CRAS. Móveis e eletrodomésticos em condição de uso, podem ser retirados às segundas, quartas e sextas-feiras mediante agendamento prévio, no galpão do serviço, localizado na Rua Projetada, 487, bairro Novo Porto Canoa.

CadÚnico atualizado é critério para receber doação

É preciso estar cadastrado no CadÚnico e apresentar a Folha Resumo do cadastro. Pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs)  podem ser beneficiados com os materiais. 

O serviço papa-treco ainda colabora com a sustentabilidade, uma vez que os materiais recicláveis são enviados às associações de catadores e o rejeito é triturado e encaminhado ao aterro sanitário.