Prefeitura abre curso de maquiagem para mulheres vítimas da violência

Inscrições começam nesta segunda e podem ser feitas pela internet

Prefeitura abre curso de maquiagem para mulheres vítimas da violência

Texto: Marcos Sacramento - Foto: Freepik

Uma parceria da Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), com o Instituto O Boticário vai oferecer um curso profissionalizante gratuito de maquiagem a mulheres em situação de violência doméstica. São 25 vagas, para moradoras da Serra maiores de 18 anos e que possuam acesso a internet e familiaridade com ferramentas digitais, já que o curso será oferecido na modalidade híbrida.

As inscrições começam nesta segunda-feira (26) e podem ser feitas até o dia 07 de outubro na Seppom, situada na Av. Getúlio Vargas, 01, Centro - Serra, das 9 às 17 horas, ou pela internet, por meio do link: https://tinyurl.com/mwp66yw7.

Qualquer mulher interessada pode participar, lembrando que as prioridades de inscrição são para mulheres pretas, pardas e em situação de violência doméstica, com renda de até um salário mínimo per capita.

O curso tem como objetivo a qualificação profissional em maquiagem e o fomento ao empreendedorismo na área da beleza para a geração de renda  e autonomia financeira de mulheres moradoras da Serra, com prioridade para aquelas em maior vulnerabilidade social.

Aulas

As aulas começam no dia 22 de outubro, com previsão de término em 26 de novembro, e serão compostas por encontros presenciais aos sábados, das 13 às 17 horas, no Centro de Atendimento Integrado (CAI) de Jardim Carapina. As aulas presenciais serão complementadas com uma hora de estudos on-line a serem realizados durante a semana, na plataforma disponibilizada pelo Instituto O Boticário.

As participantes receberão um kit com o material de maquiagem para ser utilizado durante o curso, lanche e vale transporte. Ao fim do curso, com total de 30 horas de duração, elas receberão o certificado de conclusão e poderão ficar com o kit de maquiagem caso tenhm frequência em 100% das aulas.

Entre os conhecimentos abordados no curso estão os tipos de materiais utilizados para maquiagem, de peles,  de pincéis e suas funções, as técnicas de preparação da pele para maquiagem, colorimetria, texturas das bases, técnicas de aplicação de blush, sombra, iluminador, máscara para cílios, técnicas para delineados, técnicas de esfumados, e tonalidades de batons.

Para a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota, o curso é uma oportunidade para mulheres que pretendem empreender na área da beleza ou que já atuam e desejam aprimorar seus conhecimentos.

“A área da estética e da beleza tem constante crescimento no mercado econômico e mesmo durante a pandemia experimentou um crescimento de 5,8% em 2020. É um mercado com predominância do trabalho feminino e a qualificação profissional de mulheres serranas neste setor é uma oportunidade para conquista da autonomia financeira e superação de situações de violência doméstica”, destaca a secretária.