Sine vai dar aula para ajudar candidato a conseguir emprego

As dicas passadas pela especialista ajudam o trabalhador a garantir a vaga temporária e, além disso, a conseguir permanecer no trabalho após o término do contrato

Sine vai dar aula para ajudar candidato a conseguir emprego


Texto: Samantha Dias - Foto: Jansen Lube/Secom-PMS

O final do ano, época de grande movimento no comércio, já está batendo à porta. Muita gente desempregada aguarda ansiosamente esse período para conseguir uma vaga de emprego temporária. Já imaginou perder a oportunidade por um deslize, um comportamento inadequado na entrevista ou falta de informação no currículo?

Para ajudar quem vai se candidatar para trabalho no final do ano, a Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda (Seter), está oferecendo duas vezes por semana orientação profissional. As dicas passadas pela especialista ajudam o trabalhador a garantir a vaga temporária e, além disso, a conseguir permanecer no trabalho após o término do contrato. Afinal, muitos trabalhadores temporários costumam ser efetivados.

A secretária interina de Trabalho, Aline Oliveira, lembra que a partir de outubro as empresas começam a anunciar as oportunidades e o objetivo da orientação profissional é dar todas as diretrizes necessárias, munir o profissional com as informações importantes e que podem fazer a diferença na disputa pela vaga.

 “Hoje, a contratação não leva só em conta a formação, a escolaridade do candidato. Mas o comportamento, a forma de apresentação, tudo isso é avaliado. E as vagas de final de ano têm suas particularidades, como, por exemplo, as áreas que mais contratam ou pela possibilidade real de se tornar uma contratação definitiva. Queremos ajudar todos que precisam a garantir o trabalho”, completou a secretária.

Por isso, está sendo desenvolvida uma Orientação Profissional específica, que acontece às terças e quintas, às 9 horas. Nela, a especialista orienta, por exemplo: quais informações colocar no currículo; como direcionar suas habilidades e experiências para o perfil das contratações de final de ano, que são na maioria contratações para o comércio e indústria; como adequar o seu objetivo e colocar as suas qualificações para o cargo desejado; como se preparar para participar de entrevistas e dinâmicas em grupo, incluindo a escolha da roupa mais apropriada; cuidados com a linguagem verbal e não verbal, quais as melhores respostas para dar ao recrutador; entre outras coisas. 

Aline lembra: “O candidato não pode pegar o currículo que ele já tem em casa e submetê-lo a essas oportunidades, sem adequar o conteúdo. Se a vaga pretendida é para o comércio, ele deve deixar isso claro no objetivo, ressaltar cursos e experiências anteriores que são bem avaliadas nesse contexto. Também orientamos que nessa área a pessoa precisa ser simpática, ter disposição, saber se comunicar com o público, ter bom relacionamento em equipe. Se ela tem essas características, tem grandes chances e pode demonstrar todas essas habilidades já no processo seletivo, sendo simpático com o recrutador, sabendo responder às perguntas com segurança”.

A orientação profissional é dada a todos os interessados. Para participar, é preciso fazer a inscrição pessoalmente no Sine, no Pró-Cidadão. 

A orientação também trata de temas como relacionamento com colegas de trabalho, ética, direitos trabalhistas, estímulo à elevação de escolaridade, entre outros temas.

Endereço do Pró-Cidadão: avenida Talma Rodrigues Ribeiro, 5.416, Portal de Jacaraípe

Outras dicas importantes para candidatos a vagas temporárias:

- Entre outubro e início de novembro acontece a maioria das divulgações de emprego. Nesse período, esteja ainda mais atento aos anúncios e esteja disponível caso seja chamado para uma entrevista. Busque na internet, na agência do Sine da Serra, em centros comerciais e shoppings centers, amplie sua rede de relacionamentos.  

- Aproveite para checar se está com toda a documentação necessária para contratação (RG, CPF, carteira de trabalho) e, se preciso, corra atrás de tirar os documentos que faltam.

- Ao ser contratado, não conte com horário certo para sair e nem fique perguntando sobre isso na entrevista de emprego. Final de ano é a época de mais movimento no comércio. Não se esqueça que suas atitudes serão observadas.

- Esteja sempre com uma boa apresentação. Isso inclui usar roupas alinhadas, cabelos bem cortados, barba feita, unhas arrumadas.

- Demonstre disponibilidade de horário, para trabalhar até mais tarde e aos finais de semana.