Programa Família Presente retorna dia 1° de abril, em Lararanjeiras

De forma conjunta e intersetorial, as ações serão retomadas

Programa Família Presente retorna dia 1° de abril, em Lararanjeiras

Texto: Núbia Nascimento e Grazieli Esposti - Foto: Leandro Pereira-Secom/PMS

No mês da mulher, três secretarias municipais da Serra comandadas por elas reuniram-se para acertar os detalhes da retomada de um programa de muito sucesso da prefeitura: o Família Presente.

A secretaria de Assistência Social (Semas), em parceria com a de Educação e a de Saúde, anunciaram, nesta sexta-feira (10), o retorno do programa, visando fazer o acompanhamento das famílias e a atualização das informações dos beneficiários do Bolsa Família do território em que acontece a ação.  Além disso, também serão ofertados os serviços de atualização do CadÚnico; acompanhamento do estado nutricional (pesagem/medida), vacinação e localização da situação escolar.

O primeiro Família Presente do ano já tem data marcada, inclusive. Será dia 1° de abril, no território de abrangência do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Laranjeiras.

"De forma conjunta e intersetorial retomaremos as ações do Programa Família Presente, que visa a realização do acompanhamento das famílias, no cumprimento das condicionalidades do Bolsa Família. Com isso, garantir o acesso às políticas da assistência social, educação e saúde, para promoverem a melhoria das condições de vida da população beneficiária. Idealizamos o programa para evitar a suspensão e/ou bloqueio do benefício. A expectativa é de superar o sucesso alcançado em 2022" concluiu a secretária de Assistência Social, Cláudia Silva.

Giovana Nascimento, subsecretária municipal de Educação, falou sobre a parceria entre as secretarias. “Essa intersetorialidade nos permite levar até o munícipe serviços importantes, num só lugar. O viés da Educação é o monitoramento dos estudantes na rede de ensino da Serra, onde trabalhamos para evitar a evasão de alunos", explicou.

A Saúde foi representada pela subsecretária da pasta, Karla Binote, que falou sobre o papel da saúde na ação. "Vamos levar os serviços de saúde para o Programa Família Presente e acompanhar de perto a evolução dos usuários. Para isso, a Secretaria de Saúde promoverá ações de imunização para todas as munícipes, além de pesagem para acompanhamento das condicionalidades dos beneficiários do programa. Vamos avaliar, também, a realização de ações preventivas envolvendo essas famílias, o que certamente fará diferença no resultado do programa", pontuou.