Serra fala sobre estratégias para tornar a cidade mais inclusiva e inovadora

O município foi destaque em evento nacional.

Serra fala sobre estratégias para tornar a cidade mais inclusiva e inovadora

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação-Sesa/PMS

A Prefeitura da Serra tem trabalhado para ampliar os canais de comunicação com o cidadão, fortalecendo o relacionamento com as pessoas, de forma que possam ser ouvidas e opinem sobre os caminhos que a cidade tem trilhado.

Essa participação social tem chamado a atenção no cenário nacional, já que o município foi o único do Espírito Santo a ser convidado para falar sobre essa transformação em um evento nacional.

O porta-voz do município no CSC GovTech, que aconteceu em São Paulo, foi o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia (Seicit), Pedro Trindade. Ele falou, na oportunidade, sobre as estratégias que a Serra tem adotado para se tornar uma cidade inteligente e inclusiva.

Pedro detalhou ações como a implantação dos processos digitais, que facilitam a vida do munícipe; o funcionamento do aplicativo Colab, que é um canal ágil de resolução de demandas e ainda explicou como a cidade deve implantar o conceito de linguagem simples nas comunicações oficiais.

“Nosso alvo é sempre o cidadão, fortalecendo essa conexão com a administração. Para isso, estamos criando instrumentos que possam aumentar a participação popular nas decisões da gestão”, declara Pedro.

O secretário salienta que a virada digital foi um passo importante nesse sentido, porque o usuário pode acessar o sistema de onde estiver. Nesse sentido, ainda, muitos processos foram unificados ou simplificados para que o cidadão tivesse facilidade para ter a sua solicitação analisada e atendida.

“O Colab é outro importante instrumento dessa estratégica de ouvir as demandas da população e poder dar uma solução mais ágil”, destaca Pedro. Mas o secretário já adianta que os canais tradicionais de atendimento ao cidadão não serão excluídos.

“Entendemos que inclusão é atender a todas as necessidades, por isso, requerimentos presenciais, atendimento por telefones, são exemplos de ações que continuarão a existir juntamente com o atendimento digital. O nosso protocolo presencial continua funcionando. Lá, os servidores estão preparados para orientar os munícipes sobre o atendimento digital, assim como realizar a abertura de processos e buscar as informações para aquelas pessoas que ainda precisam desse tipo de atendimento”, comenta Pedro.

Linguagem Simples

Uma das próximas frentes de trabalho da pasta de Trindade, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, é a implantação do conceito de linguagem simples nos documentos internos da prefeitura, uma técnica usada para que os textos sejam objetivos, de forma que qualquer pessoa possa entender o seu teor.

“Quando falamos de linguagem simples, estamos apontando para a inclusão. Uma comunicação é simples quando a pessoa que lê o documento ou escuta a mensagem, consegue entender o conteúdo de forma fácil, sem precisar ler novamente o texto várias vezes ou pedir explicações para outra pessoa. Isso faz com o cidadão consiga entender o que precisa fazer e também oferecer sugestões”, explica Pedro.