Serra prepara programa integrado para atender pessoas em situação de rua

Intitulado Popularizar, ele vai envolver ações de oito secretarias

Serra prepara programa integrado para atender pessoas em situação de rua


Texto: Elisa Rangel - Foto: Elisa Rangel/PMS

A Prefeitura da Serra identificou mais de 400 pessoas em situação de rua no município e se prepara para lançar um programa integrado de atendimento especial. Intitulado “Popularizar”, ele vai envolver ações de oito secretarias.

A iniciativa da “força-tarefa” é comandada pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Serra e integra áreas como Educação, Saúde, Direitos Humanos e Habitação.

O objetivo é popularizar as ações e os serviços das secretarias municipais ofertados e destinados à população em situação de rua.

De acordo com a secretária de Assistência Social da Serra (Semas), Cláudia Silva, o Popularizar vai oferecer mais do que acolhimento, incluindo as etapas de prevenção, encaminhamento, integração e reintegração social.

“Temos que pensar em ações de curto, médio e longo prazos. Precisamos ajudar essas pessoas a retomarem suas vidas para que elas sejam protagonistas, sejam empoderadas, que retomem o convívio familiar”, declarou Cláudia Silva.

O primeiro “Popularizar” será realizado na Serra-Sede, nos dias 27 e 28 de julho, das 16h às 21h. No local será montada uma tenda e ofertados vários tipos de atendimento que estão em fase de finalização por parte de cada secretaria.

O primeiro passo, antes mesmo da realização da ação, será uma rodada de reuniões com Associação de Moradores, Associação de Comerciantes, Associação de Empresários e também entidades religiosas.

Cada secretaria participante do programa vai apresentar ações a serem desenvolvidas na data das ações, mas também após a programação, dando um atendimento continuado e mais profundo a essa população.

“O Popularizar não vai parar na ação realizada no bairro. A população de rua é muito carente, precisa de nossa atenção. É preciso tirar essa população da invisibilidade”, afirmou a secretária municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Lilian Mota.