Serviços de fiscalização ambiental disponíveis no Colab

O cidadão tem acesso 22 categorias.

Serviços de fiscalização ambiental disponíveis no Colab

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação - Secom/PMS

Os moradores da Serra têm mais um canal para denunciar irregularidades ambientais. Por meio do aplicativo Colab, os munícipes podem apontar problemas como poluição sonora, hídrica e do ar; degradação de área de proteção ambiental; criação irregular de animais silvestres; maus tratos a animais; dentre outros.

Além disso, nessa categoria as pessoas também podem solicitar resgate de animais silvestres. No Colab, o cidadão tem acesso 22 categorias que contam com diversos serviços ofertados pelo município de maneira simples e ágil.

Já são mais de 4,5 mil pessoas cadastradas no aplicativo que podem interagir com a administração enviando demandas como denúncias anônimas sobre focos de mosquito, agendar visita da equipe, solicitar instalação de tela em caixa d'água e tratamento de áreas alagadas, limpeza de entulhos, pedir resgate de animais de rua feridos e sem tutor, dentro outros.
A prefeitura recebe e encaminha para o setor que já programa a execução do serviço. Depois, a administração responde ao serrano informando sobre o reparo.

Meio Ambiente

O Colab é uma importante ferramenta para os munícipes fazerem suas denúncias. "Com ele, ampliamos os canais de comunicação com a sociedade e aumentamos o número de fiscais voluntários. Isso é bom para preservar o município e a qualidade ambiental da Serra, estando diretamente relacionado com a saúde das pessoas, pois sabemos que o saneamento ambiental é um dos fatores fundamentais para a diminuição da ida das pessoas aos postos de saúde e aos hospitais", explicou o Secretário Municipal de Meio Ambiente (Semma), Cláudio Denícoli.

O cidadão tem ainda a opção de fazer denúncias ambientais pelo número de telefone 99951-2321; pelo e-mail do DFA (dfa.semma@serra.es.gov.br); pela Ouvidoria (0800-283-9780 ou 3291-2011 ou e-mail cgm@serra.es.gov.br).