Nova data para retorno dos alunos do 1º ao 5º ano

Alunos do 1º ao 5º ano retornam às atividades no dia 29 de março. Creches retomam as atividades no dia 1º do mesmo mês.

Nova data para retorno dos alunos do 1º ao 5º ano

Texto: Andreia Soares - Foto: Freepick

A Secretaria de Educação da Serra (Sedu) anunciou pequenas alterações no calendário de volta às aulas na rede municipal. Os alunos do 1º ao 5º ano, por exemplo, voltam no dia 29 de março, e não no dia 1º de abril, conforme anunciado anteriormente.

O dia 1º de março está mantido como data do início do ano letivo, reforçando que o principal critério para o retorno, é o mapa de risco do coronavírus no Espírito Santo.

A volta será escalonada, ou seja, alunos das séries finais retornam primeiro, até chegar a vez dos estudantes das séries iniciais. O modelo definido das aulas presenciais será o híbrido (presencial e remoto), que é quando na semana metade dos alunos vai para a escola e a outra metade fica em casa, e na semana seguinte essa ordem é invertida. Dessa forma, garante-se o distanciamento seguro entre os estudantes nas salas de aula.

Assim como ocorrerá nos outros municípios da região metropolitana, na Serra, inicialmente os pais poderão escolher se mandam os filhos para a escola ou se eles ficarão em casa e receberão o conteúdo de forma remota (pelo celular ou computador). Para que todos os alunos e professores tenham total acesso às plataformas adotadas, novas tecnologias estão em fase de implantação.

Todos os insumos necessários para garantir a segurança dos envolvidos no ambiente escolar já foram adquiridos pela Prefeitura da Serra, como álcool gel, sabonete líquido e máscaras, que serão distribuídas gratuitamente a todos, alunos e trabalhadores. Além disso, serão realizadas adequações estruturais, como a construção de mais banheiros e abertura de janelas em algumas unidades de ensino, dentre outras melhorias, como forma de atender as medidas de biossegurança determinadas pelas Normas Reguladoras 1 e 2, da Secretaria Estadual de Saúde.

Veja abaixo o calendário atualizado de volta às aulas na Serra:
1º de março: 8º e 9º anos - Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA)
15 de março: 6º e 7º anos - Ensino Fundamental
29 de março: 1º ao 5º ano - Ensino Fundamental

Creches

As atividades para alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da Serra serão retomadas de forma remota no dia 1º de março, para todas as turmas, considerando a Portaria Conjunta SEDU/SESA nº 1-R de 08/08/2020, artigo 21, que inclui crianças menores de 5 anos como grupo de risco.