Praias e lagoas

A Serra tem 23 quilômetros de litoral, dividindo-se em cinco balneários. Há praias para todos os gostos, desde águas agitadas que convidam à prática do surfe até as de águas calmas e quentes.

Com rica gastronomia, o litoral serrano permite saborear a típica culinária capixaba, com destaque para a famosa moqueca, o peroá e a tilápia.

Para certificar a excelência dos serviços prestados, muitos dos estabelecimentos do município ostentam o Selo de Qualidade Turística, conferido aos empreendimentos adequados à legislação e aos requisitos de higiene e qualidade no atendimento.

Bicanga

Tem praias de águas quentes e sombra farta, oferecida pelas amendoeiras. São boas para a pesca e mergulho, além de abrigarem um berçário de guaiamuns, uma espécie de caranguejo. Preserva o aspecto de vila de pescadores.

Carapebus

No balneário, que está inserido numa APA (área de proteção ambiental), está a bela Lagoa de Carapebus, que fica separada da praia por uma faixa de areia. É local de desova de tartarugas marinhas e da prática do surfe.

Jacaraípe

É o mais famoso balneário da Serra, palco dos shows nacionais no verão. Também é sede de campeonatos de esportes na areia e de surfe. Conta com boa infraestrutura urbana e turística. Em Jacaraípe, estão a Lagoa do Juara (ou Juá) e a Casa de Pedra, importantes pontos turísticos da cidade.

Manguinhos

Famoso pela gastronomia e pelo ambiente bucólico, Manguinhos tem ares de vila de pescadores e conta com diversos restaurantes, sendo palco de um dos principais eventos gastronômicos do Espírito Santo, o Manguinhos Gourmet. No Carnaval, acontece o tradicional Banho de Mar à Fantasia, que costuma atrair foliões de outros municípios.

Nova Almeida

Tem praias de águas rasas e quentes, onde os recifes formam piscinas naturais na maré baixa. Em suas belas falésias se pratica o voo livre. O balneário abriga ainda o mais visitado ponto turístico da Serra, a Igreja e Residência Reis Magos, fundada pelos jesuítas em 1580 e situada no alto de uma colina, de onde se pode ver a foz do rio Reis Magos, o manguezal e boa parte da orla. O quindim e os picolés caseiros são famosas iguarias da tradição local.

Lagoa do Juara

Há na Serra um belo complexo de lagoas, com destaque para a Lagoa do Juara (ou Juá), onde o restaurante da Associação dos Pescadores serve pratos elaborados com a tilápia, peixe criado no local, que também pode ser adquirido in natura.