Balneabilidade das Praias

O que é:

Balneabilidade é a capacidade que um local tem de possibilitar o banho e atividades esportivas em suas águas, ou seja, é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário. A balneabilidade é determinada a partir da quantidade de bactérias do grupo coliforme presentes na água.

 

Como é realizada a análise:

Para avaliação da balneabilidade, é necessária a análise das amostras de água coletadas nas praias estudadas. O resultado destas análises é comparado a valores-padrão já determinados, possibilitando a identificação das condições favoráveis ou não de banho em um determinado local. Para isto, a Resolução do CONAMA n° 274/2000 estabelece classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria.

No município de Serra são analisados 26 pontos ao longo da orla, com pontos definidos a partir de critérios como: maior ocorrência de banhistas e proximidade com fontes de poluição (geralmente córregos e rios).

 

Recomendações:

Considerando os fatores que influenciam no resultado da balneabilidade e os riscos à saúde que envolvem o contato com águas impróprias é recomendável:

- Não tomar banho nas águas das praias classificadas como impróprias;

- Evitar o contato com rios e córregos que desaguam nas praias;

- Evitar locais próximos a foz de rios e córregos após chuvas fortes;

- Evitar a ingestão de água do mar, com atenção redobrada com crianças e idosos;

Os resultados das condições da balneabilidade podem ser acompanhados através de placas de sinalização instaladas nos pontos de coleta de água e por meio de mapa abaixo.

IMPORTANTE

O trecho situado entre as coordenadas UTM 24K 375280.40 m E, 7765875.87 m S e 375114.80 m E, 7765645.28 m S, encontra-se temporariamente enquadrado na Resolução CONAMA nº 274, Art.3 de 29 de novembro de 2000.