Balneabilidade das Praias

O que é:

Balneabilidade é a qualidade das águas destinadas à recreação de contato primário, sendo este entendido como um contato direto e prolongado com a água (natação, mergulho, esqui-aquático, etc), onde a possibilidade de ingerir quantidades apreciáveis de água é elevada.

Como é realizada a análise:

Para avaliação da balneabilidade, é necessária a análise das amostras de água coletadas nas praias estudadas. O resultado destas análises é comparado a valores-padrão já determinados, possibilitando a identificação das condições favoráveis ou não de banho em um determinado local. Para isto, a Resolução do CONAMA n° 274/2000 estabelece classes de balneabilidade para melhor orientação dos usuários: excelente, muito boa, satisfatória e imprópria.

Com a criação da Agência Estadual de Recursos Hídricos - AGERH, por meio da Lei 10.143 de 16/12/2013, o monitoramento da qualidade dos recursos hídricos do Estado do Espírito Santo feito por meio do Programa da Balneabilidade tornou-se responsabilidade da AGERH, autarquia vinculada a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos - SEAMA, responsável pela execução da Política Estadual de Recursos Hídricos.

A balneabilidade das praias da Serra pode ser verificada no site do IEMA: http://www.qualidade.iema.es.gov.br/scripts/sea0805.asp?municipio=6