Balneário de Nova Almeida

Sobre o balneário:

O Balneário de Nova Almeida, de importância internacional, tem praias de águas rasas e quentes, onde os recifes formam piscinas naturais na maré baixa. Em suas belas falésias se pratica o voo livre. Nesse balneário localiza-se a Igreja e Residência de Reis Magos, um patrimônio histórico nacional fundado pelos jesuítas no ano de 1580. Tombada pelo IPHAN e recentemente restaurada, é um dos melhores exemplos da arquitetura jesuítica no Brasil. A Igreja e Residência dos Reis Magos constitui um dos principais exemplares do patrimônio arquitetônico jesuíta brasileiro. A igreja ostenta, no altar construído em 1701, um retábulo entalhado em madeira e, no centro, um quadro retratando a adoração dos Reis Magos, considerado uma das primeiras pinturas a óleo do Brasil. Do alto de sua colina pode-se ver a foz do rio Reis Magos, o manguezal e boa parte da orla. Em Nova Almeida encontramos famosas iguarias locais: O quindim e os picolés caseiros.

 

A Bacia do Rio Reis Magos tem uma área de drenagem de 914Km² abrangendo os municípios de Santa Teresa, Santa Leopoldina, Ibiraçu, Fundão e Serra. O Reis Magos é formado pelo encontro dos rios Timbuí e Fundão, cujas nascentes se localizam na região serrana do estado, desaguando no limite norte do município, entre os balneários de Nova Almeida e Praia Grande. Esse manancial contribui para o abastecimento de 18 bairros da Serra.


Nova Almeida também faz parte da Área de Proteção Ambiental – APA Costa das Algas, que é uma Unidade de Conservação (UC) Federal inserida no Bioma Mata Atlântica, além de ecossistemas de manguezal e restinga. Ela abrange o litoral dos municípios de Aracruz, Fundão e Serra.

 

O objetivo dessa UC é garantir a conservação do ambiente costeiro-marinho, incluindo a valorização das paisagens naturais e belezas cênicas, como as falésias de Nova Almeida. A costa central do Espírito Santo apresenta um mosaico de ecossistemas único no Brasil, formado por recifes e costões rochosos, além de importantes sistemas pluviais e estuarinos. Extensos manguezais são encontrados não somente nos estuários, mas também ao longo de praias e costões.

 

Mapa da Balneabilidade