Símbolos municipais

A bandeira

A bandeira do município da Serra foi escolhida por meio de um concurso cultural realizado em 1975, durante a administração do prefeito Aldary Nunes.

Participaram da seleção 27 candidatos, que apresentaram seus projetos à Câmara Municipal. O vencedor foi o estudante Evaldo Vizeu Barcellos, serrano, então com 25 anos de idade.

A bandeira apresentada pelo estudante traz faixas horizontais. A primeira é verde, pintada na parte superior, e representa as matas. A do meio é mais larga, branca, representando a paz.

Dentro dessa faixa encontram-se “duas meias-luas na cor amarela, representando o clima tropical e o vocábulo inicial da palavra ‘Serra’”.

Ao fundo, observa-se o Monte Mestre Álvaro, que, além de sua importância na navegação marítima e no turismo, representa grandeza, beleza e pujança.

À frente do Mestre Álvaro, há uma chaminé e uma parede de fábrica representando a construção civil e o complexo industrial do município.

A faixa azul, por sua vez, na parte inferior da bandeira, representa o mar.

Brasão

Durante o concurso “Bandeira do Município”, o então prefeito Aldary Nunes lançou ainda uma seleção para escolher o brasão do município. O vencedor foi o jovem Marinaldo Fraga Castelo, também serrano.

As cinco estrelas que margeiam o escudo simbolizam os cinco distritos do município de Serra: Serra-Sede, Carapina, Calogi, Nova Almeida e Queimado. Dentro encontram-se engrenagens e chaminés, representando as indústrias.

Abaixo das engrenagens, o Mestre Álvaro, com sua exuberante beleza. E, representando o litoral, aparece o mar, que banha o morro.

Acima do escudo, estão as datas 1566, marco da fundação da Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, e 1833, quando foi criado o município da Serra.