Aplicativo para encontrar emprego

Somente neste ano, o Sine da Serra já ofereceu 1.117 vagas

Aplicativo para encontrar emprego


Texto: Samantha Dias - Foto: Divulgação

Para quem está na busca pela tão sonhada vaga de trabalho, toda ajuda é muito bem-vinda. Que tal, então, poder buscar as oportunidades disponíveis pelo celular, a qualquer hora e sem sair de casa? Essa é a ideia do aplicativo “Sine Fácil”, lançado pelo Ministério do Trabalho.

Depois que o trabalhador comparecer pessoalmente ao Sine da Serra, localizado no Pró-Cidadão, e fizer o seu cadastro, ele vai poder dar continuidade a sua busca usando o aplicativo, que está disponível para celulares com sistema Android.

“Esse aplicativo traz comodidade e vem ajudar muito o trabalhador, que vai poder fazer a busca das vagas compatíveis com seu perfil, se candidatar e até agendar entrevistas de emprego. Mas é importante ressaltar: primeiro ele tem que fazer o cadastro no Sine”, disse Lauriete Caneva, secretária municipal de Trabalho, Emprego e Renda (Seter).

No sistema, vão aparecer as vagas de emprego captadas pelos Sines de todo o país, inclusive da Serra, pois o sistema é integrado. Somente neste ano, o Sine da Serra já ofereceu 1.117 vagas.

Para o cadastro, segundo Lauriete, é preciso levar documentos pessoais, carteira de trabalho, PIS e comprovante de residência. Já para usar o aplicativo, o trabalhador precisa ter um código de acesso (QR Code) obtido no portal Emprega Brasil (www.empregabrasil.mte.gov.br).

Ainda de acordo com a secretária, ao agendar a entrevista pelo sistema, o próprio trabalhador gera uma carta de encaminhamento, que deve ser apresentada no momento da seleção. A empresa recrutadora depois informa ao Sine a situação daquele candidato, a partir do que é possível gerar um relatório sobre o número de pessoas que foram absorvidas pelo mercado.

O Sine Fácil ainda vai permitir acompanhar os pagamentos do seguro-desemprego e acessar informações sobre o abono salarial, entre outros serviços.