Cidade Empreendedora consolida avanços na Serra em 2025
Programa orienta ações de inclusão produtiva, sustentabilidade e melhoria do ambiente de negócios no município
Texto: Eduardo Barreto
- Foto: Eduardo Barreto/PMS
A Prefeitura da Serra avançou, em 2025, na execução do Programa Cidade Empreendedora, ao qual aderiu em 28 de fevereiro, com prioridade para o pilar Cidade + Sustentável e Inclusiva. A iniciativa orientou ações voltadas à inclusão produtiva, à sustentabilidade e à melhoria do ambiente de negócios no município, fortalecendo a atuação integrada da gestão pública no estímulo ao empreendedorismo.
Para a secretária de Desenvolvimento Econômico da Serra (Sedec), Márcia Lamas, o programa tem papel estratégico no crescimento do município. “O Cidade Empreendedora fortalece a atuação integrada da Prefeitura da Serra, amplia oportunidades para quem empreende e contribui para a construção de um ambiente de negócios mais inclusivo, sustentável e favorável à geração de renda e emprego”, destacou.
Ao longo do ano, foram realizadas oficinas, reuniões e atividades técnicas voltadas ao fortalecimento da governança, ao planejamento e ao monitoramento das ações do programa. Entre os destaques estão a Oficina de Introdução aos Pilares do Programa Cidade Empreendedora+, realizada em 29 de agosto, com foco no pilar + Sustentável e Inclusiva, e a Oficina de Fortalecimento e Ativação do Comitê Gestor, promovida em 12 de setembro.
O cronograma também incluiu a apresentação do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, em 23 de setembro, além de reuniões do Comitê Gestor, como a realizada em 8 de outubro, e encontros voltados ao planejamento e à gestão dos pilares do programa. Entre outubro e novembro, foram promovidas oficinas específicas do pilar + Sustentável e Inclusiva, além de atividades de organização das informações de gestão dos registros do programa e reuniões de monitoramento, reforçando o acompanhamento contínuo das ações.
Como parte do diagnóstico institucional, a Serra utilizou o Índice de Capacidade de Estímulo ao Empreendedorismo, ferramenta técnica que mapeia o estágio de maturidade institucional do município. Os dados obtidos alimentam a trilha de desenvolvimento e compõem os indicadores do plano de ação. Em 2025, o município alcançou nota geral 8,3, resultado que subsidia a elaboração e o acompanhamento do plano de ação do ciclo 2025–2028.