Crianças e estudantes aprendem a valorizar a cultura e a arte dos povos indígenas
Atividades mostram como os povos originários contribuíram para a construção da sociedade brasileira

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Escolas e centros municipais de educação infantil realizaram duatante todo o mês de abril, atividades relacionadas aos povos originários. Na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Diogo, os estudantes vivenciaram nesta quarta-feira (30) uma manhã de celebração da arte, da cultura e da culinária dos povos originários, no encerramento do projeto “Saberes Ancestrais: herança dos povos indígenas”, que envolveu as turmas de 5º ano, nas áreas de Arte e Língua Portuguesa.
Após trabalharem durante todo o mês abordando os diversos outros aspectos dos povos originários e entendendo sua contribuição para a sociedade brasileira, os estudantes participaram de uma vivência na Sala de Artes da unidade. O espaço foi dividido em quatro estações temáticas: pintura corporal, grafismo, brincadeiras e alimentos. Os estudantes percorreram todas elas e puderam aprender ainda mais sobre cada tema. Ao final do revezamento, as turmas realizaram um bate-papo sobre as atividades realizadas ao longo do mês. As turmas também puderam conhecer o artesanato Guarani e de outras etnias, como a pataxó colombiana, já que na unidade há um estudante nascido na Colômbia.
A programação se encerrou com um mangut (refeição em krenak/guarani) em que os participantes saborearam alimentos presentes na culinária indígena, como mandioca, batata-doce, amendoim, milho, paçoca, beiju, tapioca, coco, abacaxi, amendoim, entre outros.
Para a professora de Arte Valeska Maria Mathias, organizadora do projeto, a iniciativa é uma forma de colocar em prática a Lei 11.645/08, que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas. “É algo que ajuda nossos estudantes a entender melhor a diversidade do nosso país, promovendo respeito e valorização das diferentes culturas, da nossa identidade e o reconhecimento da real história do território brasileiro, que já existia antes da chegada dos europeus. Muitos estudantes foram revisitar suas origens após o início do projeto e nos contaram que têm parentes indígenas, tanto de Aracruz quanto do sul da Bahia”, relata a professora.
Crianças
No Cmei A Pequena Manjedoura, localizado em José de Anchieta, as crianças de até cinco anos também participaram de atividades que valorizam a contribuição dos povos indígenas para a identidade brasileira durante todo o mês de abril. Elas conheceram cantos, brincadeiras, histórias, arte e culinária dos povos originários e tiveram como objetivo evidenciar sua riqueza cultural e criar nas crianças uma postura aberta e respeitosa.
“Entender desde a primeira infância a cultura e a história dos povos que formam o Brasil contribui para que as crianças construam uma identidade mais consciente, crítica e conectada com suas raízes. Nossas ações também evidenciaram que povos indígenas têm uma relação profunda e respeitosa com a natureza, cultivando desde cedo uma consciência ecológica”, destaca a diretora da unidade Luzia Andrea Ervati Macedo.