Instituto de Previdência dos Servidores e reforça compromisso com boas práticas
Instituto atingiu 98% das ações exigidas e já prepara plano para alcançar novo patamar de excelência
Texto: Daniel Vargas
- Foto: Divulgação
Mais uma prova de que o Instituto de Previdência dos Servidores da Serra (IPS) vem aperfeiçoando seus serviços e mantendo conquistas ao longo dos anos. A autarquia renovou, nesta quinta-feira (5), a certificação Pró-Gestão nível dois — uma espécie de “ISO” do Ministério da Previdência Social.
O certificado, com validade de três anos, está disponível no link: https://tinyurl.com/mrp4tkdr. A renovação atesta que o Instituto atendeu 23 das 24 ações previstas no manual do Pró-Gestão, o que representa 98% dos itens exigidos para o nível dois. Para renovar a certificação, o mínimo necessário era o cumprimento de 21 ações.
A auditoria de renovação foi realizada no dia 16 de janeiro e constatou o cumprimento de 100% dos eixos Controles Internos e Educação Previdenciária (respectivamente, seis e duas ações), além de 94% dos itens obrigatórios do eixo Governança Corporativa (15 de 16 ações atendidas).
O único item pendente identificado na auditoria diz respeito às políticas previdenciárias de saúde e segurança do servidor, que será trabalhado em conjunto com a Prefeitura da Serra.
O diretor-presidente do Instituto, Wellington Freitas, parabenizou a equipe e destacou os próximos passos.
“A renovação do Pró-Gestão vem poucos dias depois de alcançarmos o CRP administrativo, fruto de muito empenho dos nossos servidores. Agora, com a parceria da Prefeitura da Serra, iremos elaborar um plano de ação para sanar a pendência detectada e trabalharemos ativamente para alcançar o nível três”, afirmou Wellington.
O que é o Pró-Gestão?
O Pró-Gestão é o Programa de Certificação Institucional e Modernização da Gestão dos Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.
O programa funciona como um “selo de qualidade” para as entidades que administram os benefícios previdenciários dos servidores e de seus dependentes. Entre seus principais objetivos, estão:
organizar processos internos dos RPPS, evitando retrabalhos;
assegurar que a gestão dos recursos que pagam os benefícios seja feita com responsabilidade;
facilitar o acesso às informações de interesse público;
melhorar a gestão por meio do estímulo à adoção de boas práticas.
Para obter a certificação, o RPPS precisa aderir ao programa e passar por uma auditoria externa realizada por empresa certificadora autorizada pelo Ministério da Previdência.
A certificação possui quatro níveis: o nível um é o mais básico e o nível quatro é o mais avançado. Em cada nível, o RPPS deve cumprir uma série de ações distribuídas em três eixos: Controles Internos, Governança Corporativa e Educação Previdenciária.