Verão com inclusão: Praia Sem Barreiras retorna a Jacaraípe
Iniciativa garante acesso ao mar para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida
Texto: Roberta Pelissari
- Foto: Edson Reis
O Projeto Praia Sem Barreiras retorna neste sábado (20) à praia de Jacaraípe, oferecendo novamente a experiência acessível de banho de mar para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. A iniciativa acontece durante todo o período de verão, até o dia 15 de março.
Os atendimentos serão realizados de quarta a domingo, das 7h às 15h, em uma estrutura montada na orla de Jacaraípe, próxima ao antigo Hotel Praia Linda. O acesso ao serviço é por ordem de chegada, diretamente no local. Caso a procura ultrapasse a capacidade diária, novos atendimentos poderão ser organizados.
A secretária de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, Wanessa, destacou a importância do retorno do projeto. “Estamos muito felizes em retomar o Praia Sem Barreiras, uma iniciativa que promove inclusão e garante que todas as pessoas possam vivenciar o mar com dignidade, segurança e respeito”, afirmou.
O Praia Sem Barreiras é uma ação intersetorial da Prefeitura da Serra, com a atuação conjunta das secretarias de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur), Saúde (Sesa), Defesa Social (Sedes), Assistência Social (Semas), Direitos Humanos e Cidadania (Sedir) e Serviços (Sese).
Sobre o projeto:
Criado em janeiro de 2025, o projeto Praia Sem Barreiras se aproxima de completar um ano de funcionamento, consolidando-se como uma importante política pública de inclusão e acessibilidade, ao garantir o acesso seguro e acompanhado ao mar para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.
A estrutura do projeto conta com tenda de apoio, cadeiras anfíbias, espaço de convivência, pontos de hidratação, chuveiro e banheiros acessíveis. O atendimento é realizado por uma equipe formada por professores de Educação Física e guarda-vidas, assegurando cuidado, segurança e acolhimento durante toda a experiência no mar.
Nos primeiros cinco meses de funcionamento, o Praia Sem Barreiras realizou 953 atendimentos, cadastrou 208 usuários e recebeu centenas de visitantes, entre familiares e acompanhantes. Além do banho de mar assistido, o espaço também promove momentos de lazer, convivência e socialização, com jogos e atividades recreativas.