Professora da Serra lança livro de poemas
Joana Herkenhoff compartilha com os leitores sua poesia a partir de memórias da infância e da época da infância e da covid-19

Texto: Marcelo Pereira
- Foto: Reprodução/redes sociais
A escritora e professora da rede municipal da Serra, Joana Herkenhoff, lança o livro “Retratos com o tempo”, nesta quinta-feira (14), às 18h, no café Casa 45, em Serra Sede.
Lançado primeiramente na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, a obra está dividida em três partes e reúne poemas escritos ao longo dos anos por esta pesquisadora mineira radicada no Espírito Santo.
As temáticas das poesias vão desde lembranças da infância a memórias do período de isolamento social. Os textos têm em comum o desejo de captura do tempo por meio da poesia.
“São poemas-capturas, que flagram o instante, ensejam congelar imagens e cenas de viagens, tempos, mudanças. São poemas-memória”, afirma a escritora.
Segundo ela, os poemas foram concebidos em diferentes momentos de sua trajetória, mas grande parte deles foi escrita em 2021, no período mais duro da pandemia de covid-19. Entre esses poemas, destaca-se “Quarentena”, que aborda esse “tempo injusto, dado a poucos, subtraído de muitos”.
Além dos versos de Joana Herkenhoff, o livro reúne desenhos a bico de pena da artista e escritora Penha Franzotti Donadello e prefácio do professor José Hélder Pinheiro, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal de Campina Grande, na Paraíba.
A obra, editada pela Editora Cousa, foi publicada com recursos do Fundo de Cultura do Espírito Santo (Funcultura), por meio do edital de produção literária da Secretaria da Cultura (Secult).
Literatura infantil
Além de ser assessora técnica referência do programa “LiteraSerra”, desenvolvido pela Secretaria de Educação do município, Joana é conhecida pela garotada das escolas da Serra. Ela é autora do livro infantil “Chapéu”, lançado em 2021.
Nele, conta as origens de uma expressão popular da Serra que diz que para saber a previsão do tempo basta olhar para o Mestre Álvaro. Se houver nuvens no cume, significa que ele “está de chapéu” e que vai chover.
O livro traz a história envolvendo essa explicação por meio do diálogo entre um menino e seu avô. As ilustrações são da artista visual Crystal Enyly. O livro foi distribuído a 2 mil estudantes da rede, graças a uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Educação da Serra e a ArcelorMittal Tubarão.
Serviço:
Lançamento do livro “Retratos com o tempo”, de Joana Herkenhoff
Quando: 14/03 (quinta-feira)
Horário: às 18h
Local: Casa 45, rua Maestro Antônio Cícero, 82, Serra Sede, Serra.