Projetos de sucesso nas escolas da Serra são apresentados em seminário

Evento reuniu educadores e contou com a presença do prefeito Weverson Meireles

Projetos de sucesso nas escolas da Serra são apresentados em seminário


Texto: Elton Lyrio - Foto: Franciele Polez

A manhã da última sexta-feira (22) foi marcada pelo compartilhamento de ações de sucesso nas escolas da rede municipal da Serra. Educadores, gestores e equipes pedagógicas participaram do 1º Seminário Municipal de Práticas Pedagógicas Exitosas da Educação Infantil, realizado no auditório da Secretaria de Educação (Sedu). O evento contou com a presença do prefeito da Serra, Weverson Meireles, da secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, além da equipe gestora e de assessores da secretaria. 

O prefeito Weverson Meireles destacou a importância do envolvimento de todos os profissionais da rede para que a educação da Serra avance cada vez mais, com práticas pedagógicas inovadoras e que façam a diferença na vida de crianças e estudantes.

“Somos uma rede pública com quase 70 mil alunos e 147 escolas. Avançamos muito, tivemos muitas conquistas capitaneadas pelo planejamento estratégico que Sergio Vidigal nos deixou e agora queremos mais avanços e inovação. E é por isso que nós estamos aqui reunidos: para dialogar as boas práticas, compartilhar e trocar experiências a fim de que nós tenhamos toda a nossa rede na mesma sintonia, entendendo quais são as conquistas e as melhorias dos índices educacionais que nós queremos para quase 70 mil alunos”, ressaltou.

A secretária Mayara Candido agradeceu a todos os participantes e enfatizou a importância da troca de experiências e do compartilhamento de ideias entre as escolas da rede buscando oferecer sempre o melhor para as crianças e os estudantes da Serra. 

“Este é um momento que celebra a educação serrana, celebra os nossos profissionais e, sobretudo, coloca no centro das nossas ações, as nossas crianças e os nossos estudantes. O que vemos aqui hoje, assim como foi na terça-feira na educação infantil, vai transformar o nosso fazer para este segundo semestre. Que possamos ser inspirados, motivados, e engajados para entregar todos os dias o nosso melhor. E o nosso melhor é fazer com que as nossas crianças e os nossos estudantes aprendam todos os dias e se desenvolvam integralmente enquanto seres humanos. Porque a educação está para a aprendizagem, mas está também para a humanização”, afirmou.

As crianças da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Augusto Ruschi abrilhantaram o encontro apresentando o livro “Nossas histórias engraçadas”. Uma das práticas apresentadas no seminário, o trabalho foi escrito e ilustrado por elas, relembrando passagens das próprias vidas e de suas famílias. Alguns dos autores leram as histórias escritas por eles e divertiram o público presente no auditório. 

Confira os trabalhos apresentados:

EMEF Augusto Ruschi:  Livro “nossas histórias engraçadas”.

EMEF Abel Bezerra: Raízes do futuro: tecendo nossas histórias com IA.

EMEF Dom José Mauro Pereira Bastos: A poesia em movimento.

EMEF Iolanda Schineider Rangel Da Silva: Arte urbana, releituras da artista/grafiteira mineira Criola

EMEF Paulo Freire: Cidades vulcânicas do futuro - como ser sustentável perto de um gigante?

EMEF Prof. Naly Da Encarnação Miranda: Sabores, texturas e histórias: vivências da cultura negra com inclusão.

EMEF Profª Áurea Maria Andrade Silva Felício: I Semana da literatura infantil afro-brasileira.

EMEF Professora Amélia Loureiro Barroso: Recomposição da aprendizagem por meio da sequência didática "Eu no mundo: cultura e identidade”.

EMEF Rubem Alves: Vivências e práticas do ensino de libras no cotidiano escolar.

EMEF São Diogo: Saberes ancestrais: nossa herança afroindígena.