Serra agora conta com Ambulatório Municipal de Pessoas Trans

O Ambulatório Municipal de Pessoas Trans da Serra vai atender transexuais, travestis e transgêneros residentes da Serra

Serra agora conta com Ambulatório Municipal de Pessoas Trans


Texto: Amanda Amaral - Foto: Divulgação/PMS

A Serra ganhou um Ambulatório Municipal de Pessoas Trans. O espaço funciona na unidade de saúde de Boa Vista e tem como objetivo promover a saúde integral para esta população, ofertando, inclusive, a hormonização - também conhecida por terapia hormonal ou hormonioterapia. 

Nesta quarta-feira (24), têm início os primeiros atendimentos da equipe composta por assistente social e psicólogo, além da médica trans e ativista da causa LGBT, Natalia Becher.

O Ambulatório Municipal de Pessoas Trans da Serra visa a garantir o acesso de  transexuais, travestis e transgêneros residentes da Serra aos serviços de saúde e ao atendimento de suas necessidades específicas. 

A iniciativa surgiu por meio do Grupo de Trabalho para Construção da Linha de Cuidados em Saúde da População LGBTQIA+ na Serra, com representantes da Secretaria de Saúde, Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania, do Conselho Municipal de Saúde e do Movimento LGBTQIA+ da Serra. 

A criação do Ambulatório Municipal de Pessoas Trans da Serra vai ao encontro das diretrizes da Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (Política Nacional de Saúde Integral LGBT - Portaria nº 2.836/2011), e da Portaria nº 457/2008, que regulamenta o Processo Transexualizador no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Como buscar o serviço?

Até o momento, o Ambulatório conta com 15 pacientes. Os agendamentos são realizados de segunda à sexta-feira, das 07 às 17 horas, na recepção da unidade de saúde de Boa Vista ou pelo Whatsapp 27 98166-1272 e telefone 27 3241-3734.