Serra fortalece Vigilância Ambiental em Saúde e valoriza agentes

Investimento de R$ 2,6 milhões moderniza sede e inicia entrega de 581 tablets

Serra fortalece Vigilância Ambiental em Saúde e valoriza agentes


Texto: Dayana Souza - Foto: Leandro Pereira

A valorização dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias ganhou mais um importante avanço na Serra. Nesta terça-feira (30), a Prefeitura entregou a obra de revitalização da sede da Vigilância Ambiental em Saúde, localizada em Jardim Limoeiro, e deu início à entrega de 581 tablets que vão modernizar o trabalho dos profissionais.

Com investimento de R$ 2.695.360,91, a intervenção garantiu a modernização completa da unidade, com melhorias estruturais, adequação às normas técnicas e melhores condições de segurança, conforto e funcionalidade para as equipes.

O prefeito Weverson Meireles destacou que a entrega reforça o compromisso da gestão com a saúde pública e anunciou mais uma conquista para a categoria. “Estamos comemorando essa revitalização da Vigilância Ambiental em Saúde e teremos ainda muitas conquistas. Assumo o compromisso de que, em 2026, nossos agentes de saúde e de endemias vão receber o Incentivo Financeiro Adicional (IFA)”, afirmou.

A secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, ressaltou o impacto direto da obra na rotina das equipes. “Hoje, o município da Serra conta com mais de 581 agentes comunitários e de endemias, o que demonstra a responsabilidade da gestão com a Atenção Básica. A obra foi realizada com o prédio em funcionamento, o que exigiu um grande esforço técnico, e agora entregamos um espaço totalmente revitalizado, além dos tablets para os agentes”, destacou.

Entre as principais melhorias estão a modernização da estrutura física, com substituição do telhado por sistema termoacústico; a reforma de áreas técnicas essenciais, como salas de expurgo e autoclave; a requalificação completa das instalações elétricas e de cabeamento, garantindo mais segurança e eficiência; além da reconstrução das áreas de oficina, depósito e garagem, ampliando a funcionalidade da unidade.

A secretária municipal de Obras, Izabela Roriz, enfatizou o padrão técnico da intervenção. “Transformamos completamente esse espaço, com um investimento superior a dois milhões de reais, atuando no telhado e em toda a estrutura do prédio. Nosso objetivo foi entregar um ambiente moderno e seguro, que atenda às normas técnicas exigidas e ofereça as condições ideais para que as equipes da Vigilância Ambiental desempenhem seu papel fundamental com excelência”.

A revitalização da Vigilância Ambiental em Saúde fortalece a capacidade do município de desenvolver ações estratégicas de monitoramento, prevenção e resposta aos riscos ambientais, ampliando a qualidade dos serviços prestados à população da Serra.