Serra inicia revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos

Investimento mapeia os locais de riscos de desastres no município

Serra inicia revisão do Plano Municipal de Redução de Riscos

Texto: Daniela Salgado - Foto: Henrique Fajoli - Secom/PMS

A Defesa Civil da Serra iniciou o processo de revisão do seu Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR). O PMRR utilizado pela cidade, até então, é do ano de 2016. O documento é de extrema importância para os órgãos de Defesa Civil porque orientam as devidas ações de prevenção em locais de riscos, além de mapeá-los.

Estudiosos da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) serão os responsáveis por atualizar o PMRR da cidade. A primeira reunião para dar o pontapé inicial ao projeto aconteceu na última semana, e contou com a presença do Prefeito da Serra, Sergio Vidigal; do Diretor Municipal da Defesa Civil, Tenente Coronel Fábio Maurício; da equipe de secretariado da prefeitura e dos doutores Antônio Celso Vieira Goulart e Ana Christina Wigneron Gimenes, que representaram a Ufes.

“A atualização do nosso Plano Municipal de Redução de Risco expõe o interesse da administração pública em cuidar da vida do cidadão serrano e, principalmente, elaborar, de forma estratégica, as iniciativas para que possamos prevenir os possíveis desastres”, afirma o Prefeito da Serra, Sergio Vidigal.

A revisão é patrocinada pelo Ministério das Cidades, do Governo Federal, pela Secretaria Nacional de Periferias (SNP), que descentralizou o recurso para a Ufes.

“Essa primeira reunião contou com os principais autores da revisão do Plano Municipal de Redução de Risco e a administração pública. Foi apresentado todo o cronograma e as etapas que serão executadas durante a revisão e fechar as devidas estratégias”, pontuou o diretor Municipal da Defesa Civil, Tenente Coronel Fábio Maurício.

Sobre o PMRR

Há uma política para que as cidades tenham os PMRRs, entretanto, não é obrigatório. Por este motivo, ter um plano de riscos formalizado demonstra o investimento do município em segurança, interesse na qualidade de vida da população e na organização e fiscalização das áreas onde possam ocorrer possíveis desastres.

O PMRR estuda e assinala os pontos críticos da cidade e expõe as possíveis ocorrências que podem acontecer no local, como deslizamento, enchentes e desmoronamento. Dessa forma, é possível prever as ações necessárias para a prevenção, dando um passo a frente para a administração pública.