Serra participa de pactuação de metas da educação para 2025
Evento estabeleceu as metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (Idebes) para os 2ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
A Secretaria de Educação da Serra participou, nesta quarta-feira (30), junto à Secretaria Estadual de Educação e a outros municípios, da pactuação de metas da área para 2025. O encontro foi realizado pela Superintendência Regional de Educação de Carapina e contou também com representantes de Vitória, Santa Teresa e Fundão. Representaram a Serra a secretária de Educação, Mayara Candido, a subsecretária pedagógica Eva Lucas e a gerente de Ensino Fundamental, Jaqueline Mota.
Durante o evento, foi realizada a pactuação das metas do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica do Espírito Santo (Idebes) para os 2ºs e 5ºs anos do ensino fundamental. A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, destaca que a pactuação reafirma responsabilidade coletiva com a alfabetização na idade certa e com a aprendizagem adequada de cada estudante. “Metas são faróis: apontam o rumo e firmam o propósito. Mais que números, representam sonhos, trajetórias e o direito de aprender com qualidade. Sob a liderança do prefeito Weverson Meireles, seguimos juntos, fortalecendo a rede e garantindo avanços reais na educação pública da nossa cidade”, ressalta.
Metas
O Idebes é um indicador que estabelece uma meta para a rede e para cada escola, como forma de possibilitar um trabalho mais qualificado de planejamento e monitoramento dos resultados. Baseado no fluxo escolar e na proficiência dos estudantes, ele é semelhante ao Ideb (nacional), porém o cálculo da proficiência é obtido por meio das provas do Programa de Avaliação da Educação Básica do Espírito Santo (Paebes), enquanto no Ideb, os dados vêm das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
A pactuação de metas faz parte do Regime de Colaboração entre Estado e municípios, dentro do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes). O Paes promove uma abordagem integrada, com ações pedagógicas conjuntas, formação continuada de professores, materiais estruturados e avaliações unificadas.