Serra realiza caminhada contra o abuso sexual infantil nesta quarta-feira (21)
Caminhada faz parte da programação do Maio Laranja, promovida pela Prefeitura da Serra

Texto: Djeisan Maria
- Foto: Edson Reis
Nesta quarta-feira (21), a partir das 9 horas da manhã, a Avenida Central de Laranjeiras será o ponto de partida de uma grande mobilização pública. O objetivo? Dar visibilidade à luta contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil.
A caminhada é alusiva ao 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que mobiliza todo o país na defesa dos direitos da infância e da juventude.
A concentração será em frente ao antigo cartório Antônio Maria e os participantes seguirão até a praça Miguel Ângelo. O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Concase) e a Associação Lar Semente de Amor. “A data não é apenas um momento de reflexão, mas de ação concreta. É hora de reforçar a responsabilidade coletiva de proteger a infância e garantir seus direitos”, afirma a titular da Semas, Fernanda Coimbra.
A ação faz parte do Maio Amarelo, mês de mobilização nacional de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
Por que 18 de Maio?
A data foi criada em memória do caso Araceli, uma menina de 8 anos brutalmente sequestrada, violentada e assassinada em 1973, em Vitória (ES). O crime segue impune, mas se tornou símbolo de resistência e de luta contra a violência sexual infantil no Brasil.
Como ajudar?
O primeiro passo para combater esse tipo de crime é denunciar. O silêncio protege o agressor. A denúncia pode ser feita de forma anônima por meio dos seguintes canais: Disque 100, Conselhos Tutelares e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social)