Vigilância Sanitária adere a programa nacional e reforça a proteção à saúde da população

A iniciativa é voltada ao fortalecimento das ações de vigilância sanitária e à melhoria dos serviços prestados à população

Vigilância Sanitária adere a programa nacional e reforça a proteção à saúde da população


Texto: Dayana Souza - Foto: Arquivo PMS

A Serra dá mais um importante passo na qualificação dos serviços públicos de saúde. A Vigilância Sanitária do município oficializou sua adesão ao Programa IntegraVisa 2024–2026, iniciativa nacional voltada ao fortalecimento das ações de vigilância sanitária e à melhoria dos serviços prestados à população.

O programa integra o projeto “Qualificação da Gestão das Ações Estratégicas de Vigilância Sanitária no Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) – IntegraVisa IV”, desenvolvido em parceria entre a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A proposta é apoiar os municípios na implantação do Sistema de Gestão da Qualidade, tornando os processos mais eficientes e qualificando ainda mais as ações de fiscalização.

Para os moradores, a adesão representa mais segurança sanitária, com ações de fiscalização mais organizadas, prevenção de riscos à saúde e respostas mais ágeis da Vigilância Sanitária, alinhadas às diretrizes nacionais e às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo a secretária municipal de Saúde, Fernanda Coimbra, a iniciativa tem impacto direto na vida da população. “A qualificação da Vigilância Sanitária significa mais segurança nos serviços, nos produtos e nos ambientes que fazem parte do cotidiano das pessoas, além de fortalecer as ações de prevenção e proteção à saúde”, destacou.

A Serra foi selecionada para a segunda etapa do projeto, voltada à estruturação e ao aprimoramento dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade, considerada fundamental para consolidar e fortalecer as práticas da Vigilância Sanitária no município.