8ª Conferência Municipal de Saúde define propostas para o Plano de Saúde da Serra
Durante dois dias, representantes da sociedade civil, trabalhadores da Saúde e gestores debateram propostas para o novo Plano Municipal de Saúde da Serra

Texto: Amanda Drumond
- Foto: Amanda Drumond
Representantes da sociedade civil, trabalhadores e gestores da Saúde participaram da 8ª Conferência Municipal de Saúde, nesta terça (15) e quarta-feira (16), realizada pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS). Com o tema “Democratizar para Transformar: Equidade no SUS e a Voz da População”, o evento destaca a importância de ampliar os espaços democráticos de escuta e decisão, para a construção de um sistema de saúde mais justo.
A mesa de abertura, na terça (15), contou com a presença da subsecretária de Gestão em Saúde, Juliana Rocha, representando o secretário de Saúde do Município, Diogo Cosme; a presidente do conselho, Carla de Oliveira Maria; o vice presidente do Conselho, Antônio Carlos Nogueira; e o promotor de Justiça Cível da Serra, Pablo Drews Bittencourt Costa.
Em sua fala, a subsecretária Juliana ressaltou a importância das conferências para a manutenção do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente, com a atuação dos trabalhadores da área da Saúde, gestores, prestadores de serviço e a população.
“Na Serra, esse debate é ainda mais essencial. Nosso município é grande, diverso, cheio de desafios — mas também de potências. O que construiremos aqui, nestes dois dias, vai refletir diretamente no novo Plano Municipal de Saúde, e por isso é tão importante que ele nasça do olhar de quem vive a saúde todos os dias — seja no cuidado, seja sendo cuidado”, afirmou.
A presidente Carla Oliveira também falou sobre a importância das conferências e o impacto que elas têm no futuro da população serrana. “Nós temos aqui, uma responsabilidade muito grande, porque traz aqui a necessidade de nós pensarmos, avaliarmos e dizer o que, de fato, queremos para o nosso município da Serra, nos próximos quatro anos”, lembrou Carla.
Nesta quarta-feira (16), os participantes se dividiram em quatro grupos, para definir 15 propostas cada, referente aos quatro eixos temáticos:
- Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (acolhimento, consultas, atendimento de qualidade);
- Fortalecimento da Atenção Especializada à Saúde (atendimentos/exames especializados, atendimento de urgência);
- Vigilância em Saúde: Epidemiológica, Ambiental, Sanitária e Saúde do Trabalhador (vacinas, prevenção e controle de doenças, atenção integral à pessoa trabalhadora);
- Gestão e inovação do SUS e Assistência Farmacêutica (controle social, agendamento online, telemedicina, investimento em infraestrutura tecnológica, acesso a medicamentos, mesa de negociação permanente do SUS);
Agora, as propostas aprovadas durante a 8ª Conferência Municipal de Saúde serão analisadas e encaminhadas à Secretaria de Saúde da Serra, que utilizará as contribuições para a construção do próximo Plano Municipal de Saúde. Essa iniciativa reforça o compromisso com um SUS mais inclusivo, acessível e eficiente, refletindo as reais necessidades da população serrana.