A conscientização começa cedo: educação para o trânsito agora é assunto em escolas

A parceria com a  Secretaria de Educação vai inserir de forma transversal a disciplina de trânsito na grade curricular dos alunos

A conscientização começa cedo: educação para o trânsito agora é assunto em escolas


Texto: Miranda Perozini - Foto: Bruno Leão

Nesta Semana Nacional de Trânsito, a Prefeitura da Serra inaugurou o Projeto Transitando. Agora, a educação para o trânsito também acontecerá dentro das escolas municipais de ensino básico, com professores capacitados.

A parceria com a  Secretaria de Educação vai inserir de forma transversal a disciplina de trânsito na grade curricular dos alunos. Para isso, os professores receberão uma capacitação específica. 

A entrega do projeto foi marcada pela presença das crianças do município, que alegraram o Parque da Cidade e deixaram a manhã dessa segunda-feira (19) muito mais colorida junto da banda da Polícia Militar.  

Segundo o diretor do DOT, Fábio Alves, o projeto é necessário para ajudar a construir, desde a base, um trânsito mais seguro. “O Transitando é uma das nossas apostas para deixar o trânsito da Serra ainda mais seguro. É da base que ensinamos e aprendemos as leis, e como nos comportamos na via. Por isso, é muito importante o contato direto com as crianças do município, estamos otimistas”, comenta. 

"A escola é o melhor ambiente para se ensinar a educação para o trânsito. Temos trânsito nas escolas também, nos corredores, regras a seguir, o trânsito está em todos os lugares, e é feito por todos nós. Estamos muito felizes com esta nova medida" comenta a secretária de educação, Fabiana Negrelli.

Durante a Semana Nacional de Trânsito, as atividades estarão concentradas no Parque da Cidade, e em outras unidades escolares, que receberão as equipes do Núcleo de Educação para o Trânsito (NET). No Parque, haverá brincadeiras e palestras. Além disso, haverão livros nas bibliotecas escolares, gincanas, oficinas e atividades lúdicas ao longo do ano, em datas específicas, seguindo o calendário escolar. 

A expectativa é de que sejam atendidas de 100 a 200 crianças todos os dias, tanto pela manhã, como à tarde.