A turma dos CAPS vai colocar o bloco na rua no Carnaval capixaba

No dia 10 de fevereiro, às 20 horas, os usuários e funcionários do serviço, bem como seus familiares vão desfilar no bloco Que Loucura no Sambão do Povo, em Vitória

A turma dos CAPS vai colocar o bloco na rua no Carnaval capixaba


Texto: Deborah Hemerly - Foto: Divulgação/Sesa-PMS

A turma dos três Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) da Serra vai se juntar com o pessoal dos demais CAPS da Grande Vitória para, literalmente, colocar o bloco na rua. Isso mesmo!

No dia 10 de fevereiro, às 20 horas, os usuários e funcionários do serviço, bem como seus familiares, vão desfilar no bloco “Que Loucura”, abrindo o Carnaval Capixaba, no Sambão do Povo, em Vitória.

O objetivo é levar para a avenida o fortalecimento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e seus serviços públicos, em defesa do SUS. Mas, para eles, a festa já começou faz um tempinho. Basta dizer que os abadás, estandartes entre outros adornos e acessórios estão sendo confeccionados durante as oficinas terapêuticas que são realizadas nos CAPS, reforçando a diretriz de trabalho dos Centros de Atenção Psicossocial: incentivar o protagonismo, a autonomia dos usuários.

Nesta sexta (03), às 9 horas, aconteceu o último ensaio semanal antes do Carnaval capixaba, no CAPS São Pedro, em Vitória. O bloco é uma atividade coletiva e democrática, que tem contado com a participação de todos os serviços da saúde mental da Grande Vitória.  

Sobre o bloco

O bloco “Que Loucura” foi criado em 2014 a partir das articulações do movimento social Fórum Capixaba, em defesa da saúde pública. Ele é composto por usuários e seus familiares, além dos profissionais do SUS, estudantes de graduação (sobretudo da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES) e professores da UFES. 

Arte, música e cultura são dimensões do cuidado em saúde e que promovem, também, outras formas de reabilitação psicossocial. Neste ano, o  “Que Loucura” promete agitar o Sambão do Povo e, para isso, contou com o apoio da Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (LIESG), que possibilitou a inserção no Carnaval oficial de Vitória. 

Outro parceiro importante é a Universidade Federal do Espírito Santo, que vem contribuindo na realização de eventos como esse, o que possibilita a interlocução com os serviços de saúde para mobilização de usuários, profissionais e familiares. 

O bloco também foi registrado como projeto de extensão da UFES, com as ações desenvolvidas pelos grupos de pesquisa sobre saúde mental na universidade, como o “Fênix”, do Departamento de Serviço Social; e o “Políticas Públicas e Práticas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial”, do Departamento de Terapia Ocupacional. Com isso, eles poderão ter acesso a recursos vindos de editais de cultura, por exemplo, para comprar instrumentos e preparar as atividades ao longo do ano.