Agentes de Saúde da Serra ganham tablets e novos uniformes

O Agente Comunitário de Saúde é o elo de ligação entre as unidades de saúde e as comunidades atendidas por elas

Agentes de Saúde da Serra ganham tablets e novos uniformes


Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

A Secretaria de Saúde da Serra começou a entregar, na quinta-feira (11), os uniformes e os tablets dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), que no total somam 207 servidores públicos.

O evento aconteceu no Hospital Municipal Materno Infantil (HMMI), às 15 horas, e controu com a presença dos ACSs e também do prefeito da Serra, Sérgio Vidigal. 

“Em um período curto, passamos por dois enfrentamentos. O primeiro foi  sobre a Covid-19, que é recente, e agora outra grande epidemia que é a de dengue. Na Serra não tivemos nenhum óbito por dengue nesse período. Isso é resultado de quem está atuando nas ruas, na base, por quem a população recebe em casa, que são vocês. E eu agradeço muito a vocês por esse trabalho”, afirmou o prefeito. 

O chefe de gabinete da Prefeitura da Serra, Weverson Meireles, também destacou a importância do trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde. "São vocês que estão à frente dessa importante política pública. Não só na Serra, mas em todo o país. Hoje, uma conquista, não só para a categoria, mas para toda a sociedade, porque isso vai agilizar as informações e uniformizar a apresentação de vocês”, disse. 

Os uniformes auxiliam na identificação dos Agentes de Saúde. O kit é composto por bermudão ou saia, boné, jaqueta, blusa de manga comprida e blusa de manga curta. 

Já o tablet visa a otimizar uma de suas funções, a criação e atualização dos cadastros de pacientes. O ACS é o elo de ligação entre as unidades de saúde e as comunidades atendidas por elas.

Com o equipamento eletrônico, será possível sincronizar as informações coletadas durante as visitas às residências ao sistema da Secretaria de Saúde. A entrega dos tablets é uma parceria com a Fundação Vale. 

Na ocasião do evento, a secretária de Saúde da Serra, Fernanda Coimbra,comentou sobre os 178 novos ACSs que passaram no concurso público para atuar na rede muncipal da Serra e também sobre a ampliação até julho do número de unidades de saúde com Equipes de Estratégia da Saúde da Família (ESF), da qual os ACSs fazem parte.

”Todos vocês que atuam na ponta sabem da importância de cuidar das pessoas e de como estes avanços são importantes para o nosso município, que é uma referência no Estado, e isso só é possível por causa de todos vocês”, comentou Fernanda Coimbra. 

Também são funções dos Agentes de Saúde, por exemplo: desenvolver ações que busquem a integração entre a equipe de saúde e a população; informar os usuários sobre as datas e horários de consultas e exames agendados; desenvolver atividades de promoção da saúde, de prevenção de doenças e agravos; realizar visitas domiciliares com periodicidade estabelecida no planejamento da equipe e conforme as necessidades de saúde da população; orientar a comunidade sobre sintomas, riscos e agentes transmissores de doenças e medidas de prevenção individual e coletiva; entre outras.