Alimentação saudável é tema de palestra para beneficiários do Serra Social
Veja algumas dicas e até receitas que vão melhorar sua alimentação

Texto: Elisa Rangel/Secom
- Foto: Semas-PMS
Os alimentos que você come são saudáveis? Eles possuem todas as vitaminas e nutrientes que você precisa? Na hora de comprar os alimentos na feira e no supermercado, você pensa nos benefícios nutricionais que eles vão levar para o seu corpo e para a sua família? Além disso, já avaliou que uma alimentação saudável pode ser benéfica também para a sua saúde financeira?
Essa abordagem foi tema da palestra “Segurança Alimentar: Como Fazer Boas Escolhas!”, realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Jardim Tropical no dia 6 de setembro.
O público-alvo foram os beneficiários do Serra Social, Programa Municipal de Transferência de Renda que atende famílias em situação de extrema pobreza e pobreza com o valor mensal de R$ 154.
A palestra foi ministrada pela nutricionista da Secretaria de Assistência Social (Semas) da Serra, Thamyres Dal Col.
“Os beneficiários do Serra Social têm autonomia para escolher o que querem comprar com o valor recebido. Essa palestra vem para mostrar e esclarecer a importância de se adquirir produtos saudáveis, que vão beneficiar o corpo e também o bolso”, informou Thamyres.
A nutricionista da Semas detalhou que a palestra foi pensada porque uma das exigências para que os beneficiários do programa recebam o cartão do Serra Social é que eles participem periodicamente de grupos de acompanhamentos nos Cras.
“São sempre trabalhados vários assuntos e, como o benefício abrange a Segurança Alimentar, desenvolvemos esse conteúdo. A receptividade foi muito boa porque mostramos de forma visual e bem clara como se alimentar melhor e também economizando”, acrescentou.
Na palestra, foi apresentada a diferença nutricional entre os alimentos in natura, processados e ultraprocessados. Além disso, destacado o que de fato é uma alimentação saudável, valorizando a ingestão de vegetais, frutas, grãos integrais e proteínas saudáveis.
Em um trecho da palestra, os beneficiários do Serra Social receberam informações sobre quais os alimentos que devem ser evitados, limitados, moderados e aqueles que devem sempre ser preferidos.
Foi também montado um painel ilustrado, que chamou a atenção porque mostrava a quantidade de açúcar presente em vários produtos, como biscoitos, macarrão instantâneo e refrigerantes.
Dicas para fazer boas escolhas na hora de comprar alimentos:
Substitua margarina por Manteiga;
Substitua extrato de tomate por molho caseiro;
Substitua temperos prontos (Knorr, sazon) por ervas naturais;
Substitua achocolatado por cacau em pó;
Substitua refrigerantes e sucos industrializados por sucos naturais;
Substitua biscoitos por bolos caseiros;
Leia sempre os rótulos dos alimentos: quanto menos ingredientes, melhor;
Frequente a feira do seu bairro! Lá você encontra opções baratas e saudáveis!
Receita para substituir o uso do tempero pronto (Knor e Sazon):
Caldo de frango natural:
- Talos de salsa e cebolinha verde;
- Alho;
- Cebola;
- Carcaça de galinha;
- 1 litro de água;
- Sal a gosto.
Modo de Preparo:
- Refogue os temperos com azeite, misture a carcaça, deixe dourar e junte a água. Deixe ferver por 15 minutos, coe e congele em formas de gelo.