Alunos concluem curso de sangrador de seringueira e garantem emprego

Participantes receberam propostas de empregos com salários de R$ 4 mil

Alunos concluem curso de sangrador de seringueira e garantem emprego


Texto: Marcos Sacramento - Foto: Divulgação

O curso de sangrador de seringueira promovido pela Secretaria Especial de Agricultura e Pesca (Seap), em parceria com o Incaper e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), já deu resultados que impactam diretamente na vida dos trabalhadores. 

Após a conclusão do curso, no dia 27 de maio, nove alunos conseguiram empregos em propriedades que cultivam seringueiras - árvores que produzem o látex, matéria-prima da borracha. 

Os participantes do curso receberam propostas de emprego com salários na faixa dos R$ 4 mil, incluindo moradia na propriedade rural. 

Na Serra, a heveicultura, como é chamado o cultivo da seringueira para extração do látex, conta com cerca de 800 hectares de seringueiras, distribuídas em 14 propriedades que produzem quase 1.300 toneladas ao ano.

“Até o final do ano vamos oferecer mais cursos ligados ao meio rural, capacitando mão de obra e  gerando oportunidades de emprego no município”, explica o diretor da Seap, David Cruz. 

O diretor destaca o apoio oferecido pela Cooperativa dos Seringueiros de Guarapari, que doou as facas usadas na capacitação.