Alunos Emef Governador Carlos Lindemberg vão aprender como combater a dengue

As ações de combate ao Aedes aegypti acontecem em todo município ao longo da semana de forma regular e contínua

Alunos Emef Governador Carlos Lindemberg vão aprender como combater a dengue


Texto: Amanda Amaral - Foto: Edson Reis/Secom

A atividade de Educação em Saúde em escolas continua nesta semana. Na terça-feira (26), a equipe do Centro de Vigilância Ambiental em Saúde da Serra vai falar sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti com os alunos da Emef Governador Carlos Lindemberg, em Barro Branco. 

A ação acontece às 8h50 e às 14 horas. O objetivo é esclarecer os pequenos para que eles transmitam os ensinamentos em casa para toda a família e para sua comunidade.

Durante a visita às escolas, são realizadas palestras e dinâmicas esclarecendo sobre os hábitos e ciclo de vida do mosquito e as características das doenças transmitidas por ele (dengue, zika e chikungunya). Os alunos também recebem dicas de como acabar com os criadouros no interior das residências e nos quintas. Vale destacar que o cronograma está sujeito a alterações. 

Ações de combate

Vale ressaltar que as ações de combate ao vetor da Secretaria de Saúde da Serra acontecem em todo município ao longo da semana de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).

Prevenção e monitoramento

A prevenção e monitoramento da dengue requerem cuidados e, desde outubro de 2023, o assunto é tema em discussão na Sala de Situação em Saúde do município, na qual os dados dessa arbovirose e os casos são analisados sistematicamente por uma equipe técnica com objetivo de organizar os serviços, controlar a doença e evitar óbitos. Semanalmente, os técnicos se reúnem para avaliar a situação  e traçar estratégias com base no Plano Municipal de Contingência das Arboviroses.