Aquicultura em foco na Serra

O evento reuniu mais de 150 pessoas do Espírito Santo e de outros estados

Aquicultura em foco na Serra


Texto: Grazieli Esposti - Foto: Grazieli Esposti - Secom/PMS

A piscicultura, atualmente, tem estágios de desenvolvimento diferentes de estado para estado. E foi exatamente o panorama geral do setor que o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, apresentou durante o "Seminário Estadual de Aquicultura", sediado em Manguinhos, na Serra.

“É comum as pessoas olharem o seu mundo em volta, com facilidades e dificuldades, que não condizem, muitas vezes, com o contexto nacional e mundial. Eu vim trazer essa visão geral da tilapicultura, que hoje é a única commodites de peixe do mundo. O produtor precisa ter noção desse trabalho, que depende de situações relacionadas ao mercado externo, crises internacionais, dólar, que estão da porteira pra fora e não da porteria pra dentro. Ele precisa aprender a trabalhar de maneira sistêmica, para atingir um melhor resultado”, completou.

O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro, das 8 às 17 horas, na Faculdade UCL, e abordou diversos temas, como o desenvolvimento da Política Estadual da Aquicultura, que quando feita da maneira adequada, gera lucro, preserva o meio ambiente e promove o desenvolvimento social.

“Tivemos nesses dois dias palestras e discussões com os principais nomes da aquiciltura do Brasil e um público altamente qualificado. Daqui sairão os encaminhamentos da regularização ambiental no Espírito Santo e o desenvolvimento da Política Estadual de Aquicultura. É o nosso município mais uma vez presente e contribuindo para o nosso Estado”, enfatizou David Cruz, Diretor da Secretaria Especial de Agricultura, Agroturismo, Aquicultura e Pesca.

O Seminário é uma realização da Prefeitura da Serra, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo (Fapes), Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e Governo do Estado, com o apoio da Alinutri Nutrição Animal, Comercial Scárdua e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).