Assistência Social lança projetos de inclusão de idosos por meio de esporte e de tecnologia

Melhor Sacada e Ampliando Olhares levarão, respectivamente, oficinas de vôlei adaptado e de informática para pessoas acima de 60 anos

Assistência Social lança projetos de inclusão de idosos por meio de esporte e de tecnologia


Texto: Marcelo Pereira - Foto: Reprodução/redes sociais

A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) promove a inclusão de idosos por meio do esporte e da tecnologia lançando duas ações inéditas.

Nesta terça (20), serão lançados os projetos “Melhor Sacada” e “Ampliando Olhares”, com aula inaugural, às 9h, na sede do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo para Idosos, em Estância Monazítica.

O “Melhor Sacada” vai oferecer aulas de vôlei adaptado para 100 idosos.

As oficinas de voleibol adaptado serão realizadas em quatro territórios: Jacaraípe, Eurico Sales, Serra Sede e Barcelona, com 25 vagas em cada um deles. A escolha dos locais ocorreu de forma estratégica para facilitar o acesso da população acima de 60 anos, sendo aberta a participação de idosos de qualquer bairro do município.

As aulas serão ofertadas em dois encontros semanais, com duração de três horas. Para o desenvolvimento da oficina, o projeto contará com um  educador e dois estagiários de Educação Física, que atenderão aos quatro núcleos e serão responsáveis tanto pelo desenvolvimento das oficinas quanto pelas atividades de convívio e intervenções sociais.

Já o “Ampliando Olhares” contará com 240 vagas em oficina de tecnologia e informática para os 60+ em vulnerabilidade social. Ele será executado nos espaços dos seis Centros de Convivência do Idoso (CCI) da Serra. Os espaços já possuem estrutura adequada para a oferta das atividades do projeto.

Serão ofertadas oito oficinas, compostas, cada uma, por 30 idosos distribuídos em duas turmas de 15 alunos cada, sendo uma no período matutino e outra no vespertino. As aulas acontecerão duas vezes por semana, com a duração de duas horas cada. O período de duração das oficinas será de quatro meses.