Atenção básica. Mais uma vez, a Serra ficou com a melhor média entre os municípios da Região Metropolitana

Texto: Deborah Hemerly - Foto: N/A

No ranking dos Indicadores de Desempenho do Programa Previne Brasil, do Ministério da Saúde, no terceiro trimestre de 2022, a Serra confirmou sua liderança entre os municípios da Região Metropolitana da Grande Vitória.

Os dados preliminares do Previne Brasil revelam que, com a média 7,22, o município fechou 2022 na frente dos demais.

São sete os indicadores basilares levados em conta pelo Ministério da Saúde (MS), que, através do sistema de informação - eSUS/AB - PEC (Prontuário Eletrônico), acompanha as ações das secretarias municipais de Saúde.

Entre eles estão: gestante acompanhada; realização de exames de teste HIV e sífilis na gestante; atendimento odontológico da gestante; realização de preventivos em mulheres de idade entre 25 a 64 anos; cobertura vacinal de poliomielite e pentavalente; aferição de pressão arterial na população hipertensa; e, por fim, realização de hemoglobina glicada nos pacientes diabéticos.

“Nos três quadrimestres de 2022 conseguimos o melhor resultado entre os cinco municípios da Grande Vitória. Para a Serra, isso representa um alcance muito grande, pois somos o município mais populoso e também o que tem a maior rede básica do SUS. Isso demonstra que, apesar de não termos100% de cobertura de Estratégia de Saúde da Família (ESF), o município tem se esforçado muito nas contratações de profissionais de saúde. Aí digo que não são só médico como, também, enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem, vacinadores, todos os profissionais da área de saúde que contribuem com os indicadores da Atenção Primária em Saúde (APS). Aliás, eu dedico esse resultado importante aos servidores do município da Serra. Foi graças a eles, graças a dedicação e empenho deles que conseguimos bons resultados. Temos muito o que avançar, e estamos trabalhando para isso”, salientou a secretária de Saúde da Serra, Bernadete Coelho.

Como falou a secretária, para o município mais populoso do Espírito Santo, se manter nessa marca não é fácil. Hoje, a Saúde da Serra conta com 79% de cobertura da atenção básica, que engloba 65 Equipes da Saúde da Família (ESF) e 53 equipes de Atenção Primária em Saúde (APS). Mas os trabalhos continuam, garantiu a secretária municipal de Saúde.

“Espero que, em 2023, consigamos alcançar resultados ainda melhores. É importante salientar que todas as nossas campanhas de chamamento para que as famílias tragam seus membros para vacinar são fundamentais. É importante manter postos de vacinação sempre abertos, como fazemos aos sábados, domingos e feriados. Na medida em que, em 2023, aumentarmos as equipes de ESF, abrimos novas Unidades de Saúde, esse número tende a melhorar ainda mais. É o que esperamos”, arrematou Bernadete Coelho.

A nota alcançada está diretamente relacionada com o repasse de recurso financeiro federal. Existe um valor para as equipes de Estratégia Saúde da Família (ESF), um valor para as Equipes de Atenção Primária (EAP) de 30 e 20 horas.