Avenida José Rato ganha nova iluminação em LED

Novo sistema implantado na principal via de Bairro de Fátima traz mais conforto, segurança e economia

Avenida José Rato ganha nova iluminação em LED

Texto: Marcelo Pereira - Foto: Edson Reis

Quem transita à noite pela avenida José Rato, em Bairro de Fátima, já pode observar que o trajeto está amplamente melhor iluminado pela estrutura instalada pela Prefeitura da Serra ao longo de toda a sua extensão.

A entrega foi feita na última sexta-feira (12) pelo prefeito da Serra, Sergio Vidigal. O novo sistema substituiu as lâmpadas antigas por potentes luminárias em LED. O investimento é de pouco mais de R$ 1 milhão.

“Com essa ação importante, a Serra hoje está 100% LED. Somos a única prefeitura da região metropolitana que está com iluminação 100% LED. Um investimento feito com recursos próprios e com a economia que iremos ter referente ao consumo com essa tecnologia, faremos reinvestimentos em outras melhorias”, anunciou o prefeito.

A cerimônia foi acompanhada pelo coordenador de Governo da Serra, Weverson Meireles, pelo secretário de Serviços, Enivaldo Dias, por parte do secretariado municipal, vereadores e lideranças comunitárias da região.

O novo sistema de iluminação da avenida José Rato contempla toda a extensão da via, que vai do limite entre os municípios de Serra e Vitória até a avenida João Palácios, em frente ao Shopping Mestre Álvaro, passando por Bairro de Fátima e Hélio Ferraz.

Quem estava feliz com a novidade iluminada era a aposentada Ester Santos, 61 anos. Moradora de Hélio Ferraz, ela aprovou o novo aspecto da avenida.

“Fico muito bonita a paisagem à noite. A gente tem prazer em caminhar por aqui, além de dar mais segurança para todos. E o pessoal do comércio, dos bares e lanchonetes, também vai gostar porque um local seguro e iluminado atrai mais gente”, opinou.

O investimento, além de garantir economia no consumo de energia graças a eficiência da tecnologia, dá mais claridade à via, trazendo assim segurança e conforto a motoristas e pedestres, e também para quem reside na avenida. Outro benefício é a maior vida útil dos equipamentos instalados, reduzindo a necessidade de manutenção.

O cabeamento é subterrâneo e “envelopado” em concreto, o que evita o roubo de fios.

O programa Serra + Luz gera uma economia mensal de R$ 3 milhões aos cofres públicos.

Troca de iluminação também na Rodovia do Contorno

Além da entrega do sistema em Bairro de Fátima, foi dada ordem de serviço para a mudança de iluminação do trecho da Serra na Rodovia do Contorno.

O via da BR-101, entre Carapina Grande até a divisa com Cariacica, terá todo o sistema luminário substituído por LED.

Será refeito todo o cabeamento de forma subterrânea, usando método antifurto, garantido assim que não haja poluição visual. O investimento é de R$ 3.323.236,16.