Campanha e eleições simuladas ensinam estudantes sobre democracia e política
Projeto apresentou às crianças do 3º ano conceitos sobre administração de um município

Texto: Elton Lyrio
- Foto: Divulgação
Com direito a campanha, votação e posse simbólica, os estudantes do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) João Calmon, no bairro Planalto Serrano, tiveram a oportunidade de aprender como funciona a administração de um município e descobrir o papel de figuras como prefeito e vereadores. As atividades fizeram parte do projeto “Pequenos Cidadãos, Grandes Ideias”. O encerramento do projeto, com a posse simbólica dos eleitos, foi realizado nesta quinta-feira (3) e contou com a presença da secretária de Educação da Serra, Mayara Candido.
Durante o projeto, idealizado pela professora Jessica Dias da Neiva Lourenço, com a participação das professoras Geisiane, Priscila e Tainá, os estudantes produziram textos com a proposta “Se eu fosse prefeito, o que faria para melhorar a vida das pessoas da minha cidade?”. Eles também elaboraram ideias de melhorias para a escola e para o bairro.
As propostas deram origem a candidaturas simbólicas, e os estudantes organizaram uma campanha eleitoral com cartazes e apresentações nas turmas. Uma “zona eleitoral” foi montada na escola, com cabine de votação, urnas simbólicas e títulos de eleitor, e os alunos participaram de uma eleição simulada com apuração de votos e posse dos eleitos.
A secretária de Educação da Serra, Mayara Candido, elogiou a iniciativa e destacou que trazer esse tema para o ambiente escolar é extremamente importante para a formação integral dos estudantes. “Projetos como esse são fundamentais para que nossas crianças compreendam, desde cedo, o que é cidadania e qual o papel delas na transformação da sociedade. Quando a escola proporciona esse tipo de vivência, estamos formando futuros cidadãos críticos, responsáveis e conscientes”, ressalta.
A diretora da unidade, Cleidineuza Alves, afirma que as atividades proporcionam o exercício da cidadania, da empatia e do senso coletivo. “Essa é uma iniciativa que proporciona aos estudantes uma vivência concreta dos princípios da democracia e da cidadania, de forma lúdica e significativa. Ao assumir papéis públicos, mesmo que simbolicamente, as crianças refletem sobre mudanças que ocorrem em sua comunidade através de suas atitudes e escolhas”, conclui.