Colab: cidadão pode denunciar diversas irregularidades sanitárias

São 16 tipos de denúncias anônimas que poderá encaminhar à Vigilância Sanitária

Colab: cidadão pode denunciar diversas irregularidades sanitárias

Texto: Djeisan Maria - Foto: Divulgação

Quem acessar o aplicativo Colab a partir de agora vai encontrar 16 tipos de denúncias anônimas que serão encaminhadas à Vigilância Sanitária do município. Pela plataforma, qualquer pessoa pode apontar irregularidades relacionadas a venda de produtos vencidos, comércio ilegal de medicamentos, transporte de produtos de forma irregular, dentre outras.

O gerente da Vigilância Sanitária, Rodrigo Brandão, comenta que dessa forma vai direcionar melhor as pessoas quando forem fazer denúncia. “Antes dessa mudança, o cidadão tinha apenas a opção com o nome vigilância, sem detalhar os tipos de denúncia”, explica Rodrigo.

Confira as denúncias que o cidadão poder fazer à Vigilância Sanitária pelo Colab:

• Condições de higiene inadequadas
  • Venda de produtos vencidos
  • Dispensação de medicamentos sem receita
  • Alimentos impróprios para consumo
  • Produtos irregulares
  • Serviços de saúde deficientes
  • Academia irregular
  • Consultório em desacordo com as normas
  • Estética irregular
  • Ausência de responsável técnico
  • Infestação de pragas urbanas nas instalações
  • Descarte inadequado de resíduos de saúde
  • Qualidade da água não adequada
  • Condições de trabalho insalubres
  • Comércio ilegal de medicamentos
  • Transporte de produtos de forma irregular

Aplicativo

O Colab oferece a oportunidade de solicitar serviços ou fazer denúncias sobre irregularidades no município, totalizando mais de 60 opções para o cidadão acessar.  O aplicativo pode ser baixado gratuitamente em smartphones nos sistemas Android e IOS, e pode ser utilizado em qualquer parte da cidade.

Funciona assim: o morador identifica, por exemplo, um buraco na rua. Ele fotografa e manda no App detalhando local. A prefeitura recebe, encaminha para o setor, que já programa o serviço. Depois, a prefeitura responde ao morador informando sobre o reparo.