Transtorno do Espectro Autista: confira os serviços de saúde na Serra

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo tem como objetivo informar e conscientizar a população

Transtorno do Espectro Autista: confira os serviços de saúde na Serra


Texto: Amanda Amaral - Foto: Secom/PMS

O Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado nesta terça-feira (2), foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar informação à população sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para quebrar barreiras e estimular a inclusão. 

A Secretaria de Saúde da Serra oferece atendimento especializado com médico neurologista, neuropediatra, psiquiatra, psiquiatra infantil e fonoaudiologista através do Ambulatório Municipal de Especialidades (Ames), voltado também ao público autista. O atendimento no Ames é feito via regulação, após encaminhamento feito pelo médico da  Unidade Básica de Saúde. 

A rede municipal de saúde da Serra também trabalha em parceria com a Apae do município, que atende pessoas do transtorno do espectro autista de todas as idades, via regulação, após encaminhamento feito pelo médico da  Unidade Básica de Saúde.

Em casos em que é necessário uso de medicamentos, o paciente pode ter acesso a eles na própria rede municipal de saúde.

Já as pessoas que têm de zero a 17 anos, e que estejam dentro do espectro autista com uma complexidade maior, têm atendimento personalizado na rede municipal da Serra, feito através do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi).

O serviço está localizado no bairro Morada de Laranjeiras, onde é feito acolhimento e avaliação de cada paciente por uma equipe multiprofissional, responsável por montar um projeto terapêutico singular, a partir das suas demandas. 

É possível ainda encontrar apoio nas seis Unidades Regionais de Saúde (Valparaíso, Jacaraípe, Novo Horizonte, Feu Rosa, Serra Dourada e Serra Sede), que contam com equipes de Saúde Mental de referência. Para acesso aos serviços da área de saúde mental, o paciente deve procurar a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa.

Mais informações sobre o CAPSi

O CAPSi  é um serviço destinado a acolher crianças e adolescentes de 0 a 18 anos incompletos, com transtornos mentais graves e persistentes, autismo, psicoses, neuroses graves, incluindo aqueles com necessidades decorrentes do uso abusivo de álcool e outras drogas.

Constituído por equipe multiprofissional,  atua sob a ótica interdisciplinar e oferece atendimentos individuais, em grupo e oficinas terapêuticas. O serviço é porta aberta e funciona de segunda a sexta, das 7 às 18 horas, em Morada de Laranjeiras. Atualmente o agendamento é feito, preferencialmente, às quartas-feiras, pelos telefones:  3328-3153 ou  98166-1391.