Banda da Guarda Civil Municipal da Serra participa de cursos de musicalização

Além de aperfeiçoar técnicas, as capacitações dos agentes vão possibilitar a criação de projetos sociais

Banda da Guarda Civil Municipal da Serra participa de cursos de musicalização

Texto: Daniela Salgado - Foto: Sedes/PMS

As instituições de segurança pública e a sociedade devem caminhar juntas para que seja construído um trabalho ainda mais efetivo. E, uma das formas de construir esse elo é por meio da música!

Dessa forma, com objetivo de se capacitar e seguir a temática “A Música como uma Ferramenta na Prevenção Primária do Crime”, que a Banda da Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra participou de cursos de Teoria e Performance Musical ao longo deste semestre.

O curso visa aperfeiçoar as técnicas do grupo a partir de aulas teóricas e práticas de música, além de atuações em eventos. Desde de junho, a banda da Guarda já participou do Festival de Inverno de Domingos Martins, de exposição no Shopping MontSerrat, da inauguração do Sistema Viário Eldes Scherrer Souza e da apresentação em homenagem aos servidores públicos da Prefeitura da Serra.

Durante a capacitação, os agentes municipais da banda tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos nas disciplinas de Teoria e Performance Musical, Regência, Elaboração de Projeto Social na Segurança Pública, entre outras. O curso contou também com instrutores do Corpo Musical da Polícia Militar e da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames).

“Com o curso, os agentes estarão capacitados para continuar com as apresentações musicais, além de começar a projetar serviços sociais junto à comunidade. Inclusive, um dos nossos próximos passos é iniciar um projeto social de musicalização no qual a meta é transmitir valores cívicos e culturais para as crianças, auxiliando na formação dos novos cidadãos e os orientando para que não entrem no mundo da criminalidade”, pontua o inspetor Almeida.

Baseado na Lei Federal 13.022/2014, que dita as normas gerais para as guardas municipais, o grupamento tem a missão de levar o policiamento de proximidade, bem como a integração entre a sociedade civil e as forças de segurança. O curso será oficialmente finalizado no próximo sábado (25) com a apresentação da Banda da Guarda Civil Municipal da Serra no Casamento Comunitário, que acontece no Parque da Cidade, a partir das 9h.

“Nós entendemos a importância de um Corpo Musical na GCM para contribuir, inclusive, com a redução da violência e em dar mais oportunidades aos jovens”, reforça o subsecretário de Defesa Social, Coronel Coutinho.