Cras de Planalto Serrano promove conversa sobre o direito de envelhecer

O bate-papo acontece nesta sexta-feira (27), às 13h30, e é aberto ao público

Cras de Planalto Serrano promove conversa sobre o direito de envelhecer


Texto: Grazieli Esposti - Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional da Pessoa Idosa, comemorado em 1º de outubro, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) de Planalto Serrano, realiza nesta sexta-feira (27), às 13h30, uma conversa com o tema “Direito de envelhecer”. O bate-papo será aberto ao público e sem necessidade de realizar inscrição prévia.

A iniciativa tem como objetivo levar informação ao idoso como forma de mecanismo de defesa contra golpes e fraudes, frequentemente aplicados neste público e, ainda, sensibilizar os participantes sobre os diversos tipos de violências que ocorrem contra os idosos e que já foram naturalizados pela população.

O encontro terá como mediadoras a escrivã da Polícia Civil, Rodinea Oliveira Santos, que vai abordar sobre as diferentes formas de violência contra a pessoa idosa e os principais canais de denúncia, e a Assistente Social Referência do Benefício de Prestação Continuada (BPC), Larissa Moraes da Silva, que explicará sobre o benefício e a maneira de previnir fraudes.

"Conhecimento é algo que ninguém tira. Com ele os idosos se tornam mais empoderados para saber que ao se identificar em qualquer situação de violência e negligência, ele pode e deve acionar o Sistema de Garantia de Direito ou as delegacias", disse a coordenadora do Cras de Planalto Serrano, Evilazia Leopoldo, .

“É importante que nossos idosos tenham consciência de que nunca estarão sozinhos e que podem desfrutar da melhor idade, pois estaremos empenhados em garantir sua segurança e bem-estar”, completou ela.