Crianças aprendem a prevenir acidentes domésticos em escolas da Serra

O projeto se propõe a contribuir para a criação de uma cultura de prevenção de acidentes domésticos, por meio de ações educativas feitas nas unidades de ensino

Crianças aprendem a prevenir acidentes domésticos em escolas da Serra

Texto: Jéssica Romanha - Foto: Everton Nunes/Secom-PMS

Nada mais natural do que uma criança curiosa e que gosta de mexer em tudo. Afinal, explorar o ambiente faz parte do desenvolvimento dos pequenos. Por isso, escolas da Serra estão colocando em prática o projeto Vida + Segura, que ensina crianças a se prevenirem de acidentes domésticos.

Dicas simples como não escalar ou se debruçar em cadeiras, camas e bancos perto de janelas; proteger tomadas com protetores; não ficar perto de ferro de passar quente e até mesmo desligado; ficar longe do fogão ligado ou deixar os cabos das panelas virados para dentro do fogão são algumas das orientações que podem evitar muita confusão e dor para as crianças e seus familiares.

De acordo com o secretário de Educação da Serra, Gelson Junquilho, o projeto se propõe a contribuir para a criação de uma cultura de prevenção de acidentes domésticos, por meio de ações educativas feitas nas unidades de ensino.

“O projeto Vida + Segura, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação da Serra em parceria com a Fundação ArcelorMittal, contempla, inicialmente, cerca de 6 mil estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. Professores e diretores também passaram por treinamento para que fizessem a abordagem da temática de forma lúdica, motivando os estudantes a aprenderem por meio de jogos, livros, vídeos educativos, aulas expositivas, palestras, atividades práticas, confecção e exposição de cartazes e maquetes”, disse o secretário.

A assessora de Programas de Apoio Pedagógico da Sedu Serra, Luciana Rosa, frisou que é muito melhor e mais fácil prevenir com hábitos simples. Segundo o Ministério da Saúde, acidentes domésticos estão entre as principais causas de morte de crianças de 1 a 9 anos.

A diretora da EMEF Manoel Vieira Lessa, em José de Anchieta II, Elandia Rodrigues, informou que a unidade está em processo de reconstrução de hábitos e conceitos, através da conscientização no âmbito escolar e familiar. Também informou que durante as abordagens na escola várias crianças já relataram casos de acidentes em casa, como queimadura por água quente.

Confira algumas dicas para prevenir acidentes em casa:

- Não deixe cadeiras, camas e bancos perto de janelas, pois as crianças podem escalar e se debruçar.

- Cuidado com chão liso e tapetes. Providencie antiderrapantes nos tapetes para evitar escorregões.

- Oriente seu filho a brincar em locais seguros. Escadas, sacadas e lajes não são bons espaços de lazer.

- Crianças com menos de 6 anos não devem dormir em beliches. Se não houver outro local, instale grades de proteção nas laterais.

- O uso de andadores não é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pois pode comprometer o desenvolvimento e causar sérias quedas.

- Quando for trocar fralda, mantenha sempre uma mão segurando o bebê. Nunca deixe um bebê sozinho em mesas, cama e outros móveis, mesmo que seja por um instante.

- Proteja as tomadas com protetores. Além disso, oriente seu filho a não colocar o dedo na tomada, pois ele pode frequentar outros locais que não tenham proteção.

- Não deixe o ferro de passar quente ao alcance da criança, mesmo que esteja desligado.

- Os cabos das panelas devem ficar virados para dentro do fogão.

- Use protetores nas portas para evitar que a criança prenda a mão ou dedos.

- Uma criança pode se afogar em cinco centímetros de água, segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria. Por isso, cuidado: pequenas quantidades de água em baldes, bacias, banheira ou vasos sanitários são suficientes para ocorrer um afogamento.

- Teste a temperatura de alimentos líquidos e sólidos antes de oferecer à criança.

- Nunca deixe remédios ao alcance das crianças, nem faça associação de medicamentos com balas e doces.

- Não coloque produtos de limpeza em embalagens de alimentos e refrigerantes. A criança pode confundir e ingerir. Evite também deixá-los na parte de baixo de pias e armários.